Member Since: 4/10/2007
Band Website: nucleo.art.br
Band Members:
Benjamim Taubkin
piano
Ari Colares
percussão e voz
José Sapopemba
percussão e voz
Mazé Cintra
percussão e voz
Neusa de Souza
percussão e voz
Verlúcia Nogueira
percussão e voz
João Taubkin
contrabaixo
Influences:
FOTOS: KRIZ KNACK
Côco Alagoano (DomÃnio público)
Sounds Like: Uma calma luz...
Logo que a Abaçaà se instalou no Parque da Ãgua Branca, seu espaço, que ficou conhecido carinhosamente como “Terreiro do AbaçaÃâ€, transformou-se de pronto em ponto de encontro de grupos de tradição de São Paulo e de fora do estado, bem como dos chamados grupos urbanos e populares em geral.
Foi ali que acolhemos Dindinha, Maria José e Graça, da mais alta linhagem da Casa de Fanti Ashanti (depois de tê-las conhecido no contexto da própria Casa, no Maranhão em 1987), em carinhosas convivências e extensas vivências que tiveram como eixo o ofÃcio das Caixeiras do Divino, em que são mestras, e que deixaram um lastro vivo entre nós.
Foi desta forma também que Benjamim Taubkin, se aproximou da Casa AbaçaÃ, fazendo brotar, naturalmente, uma sincera amizade. Quando nos demos conta, os encontros por ele propostos e conduzidos no terreiro da Casa de Pau-a-Pique, já eram regulares.
Uma parte dessa experiência afetiva, incrÃvel, está refletida neste CD. Por todas as suas faixas perpassa um clima de delicadeza, resultante daqueles encontros seguidos, meses a fio, durante os quais era vertido sobre a música tradicional um outro olhar. Concentraram-se na essência e na singularidade das “obras†escolhidas, bem como na essência e no valor do lavor a que se dedicavam. E o resultado aà está: uma obra singela, mas detalhista, em alguns momentos complexa.
Nada do que habitualmente se propõe à s reduções para o consumo fácil. Ao fruÃ-la, o que é difÃcil no primeiro contato, uma vez que, como disse, trai as tendências apontadas, não me furtei à tentação de parafrasear o teatrólogo e jornalista baiano Belmiro Braga:
“Há nesta obra uma luz calma que torna o mundo maior. Quem vê pelos olhos da alma, vê mais longe e vê melhor...â€
Toninho Macedo
Abaçaà Cultura & Arte
Record Label: Núcleo Contemporâneo
Type of Label: Indie