About Me
new album to be released soon!
Entrevista no Programa Arteletra, da TV São Judas
Falo sobre minha história na música, de instrumentista a cantora, da relação com o Zimbo Trio, Vinicius Calderoni; da composição do meu repertório por canções de novos compositores; e da relação entre a fotografia e a música no meu trabalho. Termino cantando uma parceria minha com a Debora Gurgel, "Baião da Dona Dé".
Desenvolvendo um trabalho em que canta músicas de autoria própria e de novos compositores da música popular brasileira, Dani Gurgel vem realizando uma série de shows em São Paulo. Em 2007, encabeçou um projeto em que, a cada semana, um compositor diferente era convidado para participar do espetáculo, cujo repertório era composto, em maioria, por suas canções. A condição para esses ditos ‘novos’ compositores era que tivessem no máximo um único disco gravado.
Também compositora (e nova), Dani assina algumas das canções, em parceria com Debora Gurgel, que compõem o projeto Da Pá Virada, finalista do Projeto Nascente 2007. A intersecção dos dois projetos culminará no primeiro disco de Dani Gurgel, sendo gravado em 2008.
Dani acaba de gravar um ‘compacto’, com quatro músicas (uma sua e três de novos compositores), como uma amostra do disco, que pode ser ouvido e baixado na Ãntegra em seu site.
Download, for free, the full Dani Gurgel compact at danigurgel.com.br .
This album is licensed under Creative Commons , and cannot be used for any commercial purposes, cannot be modified and must always bear the author credit. Other than that, it may be copied to all the iPods in the world, burned on a CD, sent by e-mail...
Dani Gurgel is a young singer working on new composers of brazilian music. Singing songs of her own and new composers of brazilian popular music, she has been performing around São Paulo for some time now. In 2007, she lead a project that brought each week a a different composer to the concert, in which she played some of his songs and he also participated. They, as a rule, had one debut album or none, to be considered ‘new’.
Also a composer (and also new), Dani is the author of some of the songs, along with her pianist Debora Gurgel. Those are the songs of the project Da Pá Virada, finalist on Projeto Nascente 2007. Both projects are growing to result in her first album, to be released 2008.
Dani has just recorded a ‘compact’, being that a cd with four songs(one of hers and three of new composers). That is a small preview of the album, and it may be listened to and fully downloaded at her website.
release completo
Hoje em fase de pré-produção do seu primeiro ‘long-play’, Dani Gurgel desenvolve um trabalho voltado para os novos compositores da música popular brasileira. Assim como seu compacto lançado em 2007 (disponÃvel para download sem custo em seu website), o disco é focado em composições próprias e de novos autores. Ao longo de 2007, encabeçou um projeto que rendeu uma grande temporada de shows: Dani Gurgel e Novos Compositores. A cada semana, um compositor diferente era convidado para participar do espetáculo, cujo repertório era composto, em maioria, por suas canções interpretadas por Dani. A condição para esses ditos ‘novos’ compositores era que tivessem no máximo um único disco gravado. As temporadas de 2007 incluem Tó Brandileone, Vinicius Calderoni, Cahê Rolfsen, Fábio Barros, Ricardo Barros, Fabio Cadore, Rafa Barreto e Leonardo Bianchini entre outros.
Nascida na música instrumental, com mãe pianista e pai saxofonista, Dani começou a estudar música no Clam (Zimbo Trio) com quatro anos de idade, onde mais tarde começou a tocar saxofone e flauta. Aos 14 anos de idade era saxofonista do naipe de apoio das apresentações de final de ano, tocando com o Zimbo Trio; e fixa na Banda do Clam. Pouco depois foi saxofonista tenor da big band da ULM, regida por Roberto Sion; e saxofonista barÃtono da big band da escola Domus. Paralelamente, levava o grupo Quincas como baixista, com Vinicius Calderoni, Tó Brandileone e Pedro Manesco; um grupo que surgiu no colegial pela necessidade de apresentar um repertório próprio, e acabou resultando em um trabalho sólido de composição que hoje pode ser visto no trabalho pessoal de cada um.
Formada pela ECA-USP em Comunicação Social, Dani também atua no meio profissional (e musical) como fotógrafa, especializada em música, desde os treze anos. Sua visão da relação entre a imagem e a música levou a um trabalho de conclusão de curso sobre a fotografia de música nos dias digitais, e as mudanças inerentes a esta época. O trabalho foi arrematado com um experimento em que 25 amadores fotografaram um show da Gafieira São Paulo usando câmeras digitais simples e celulares junto com Dani. Além do pdf do trabalho poder ser baixado na Ãntegra no site, também estão disponÃveis para visualização as fotos dos amadores e de Dani, que geraram uma grande discussão sobre as diferentes maneiras com que os profissionais da imagem, os profissionais da música e os amadores em ambas as áreas enxergam uma apresentação musical. Ainda celebrando essa interação entre as artes, Dani fez o projeto gráfico e auto-retratos de seu compacto lançado, assim como um vÃdeo da gravação em tempo real e mostrando os takes que realmente valeram (nada de clip dublado) em estúdio [também no site].
O disco de Dani Gurgel tem seu lançamento previsto para o segundo semestre de 2008, contando com canções próprias e outras inéditas de novos compositores da música brasileira.