Leno e Lilian profile picture

Leno e Lilian

Você sabia que existia?

About Me


Esta página foi criada por fãs e NÃO há nenhuma relação oficial com Leno & Lilian. Simplesmente ficamos indignados como a história da música brasileira vai se perdendo. Tente, por acaso, procurar um CD de Leno & Lilian em qualquer loja de discos ou mesmo nas virtuais.
"Mas Jovem Guarda era rock" (Leno)
A dupla foi formada no Rio de Janeiro. Leno (Gileno Osório Wanderley de Azevedo) e Lílian (Sílvia Lília Barrie Knapp) se conheceram ainda na pré-adolescência, quando foram vizinhos em Copacabana, Rio de Janeiro. Nessa época, se apresentaram em programas da TV Rio fazendo mímicas de sucessos do rock. Devido ao retorno da família de Leno para o Nordeste, ficaram separados por quatro anos. Em 1965, Leno retornou ao Rio e a dupla se uniu novamente. Nesse ano, se apresentaram nos programas de TV "Os brotos comandam", de Carlos Imperial, e "Hoje é dia de rock", sempre acompanhados por Renato e Seus Blue Caps. Foi, aliás, Renato Barros que os levou para fazer um teste na CBS. Aprovados e contrados pela gravadora, lançariam no ano seguinte um compacto com as músicas "Devolva-me", parceria de Lílian com Renato Barros, e "Pobre menina", que se tornaram seus primeiros e maiores sucessos. Aproveitando-se do êxito do compacto, lançaram no mesmo ano o LP "Leno e Lílian", que além das duas músicas trazia outras inéditas, como "Eu não sabia que você existia", que também foi também seria outro sucesso marcante da dupla. O disco seguinte seria "Não acredito", no qual se destacaram a faixa título, versão de Rossini Pinto para música de Neil Diamond, e "Coisinha estúpida", versão de Leno para canção de Carson Parks. Em 1968, a dupla se desfez, fazendo ambos carreira solo. Voltaram a se reunir entre 1972 e 1973, quando lançaram mais dois discos também pela CBS. Porém, os resultados comerciais não foram os mesmos da década anterior. A dupla foi dissolvida novamente, só voltando a se apresentar na década de 1990, quando participaram de gravações e shows comemorativos dos 30 anos da Jovem Guarda. Ocasionalmente se reúnem para shows e gravações.(http://www.dicionariompb.com.br)
Leno, em 1971, ao lado do Raul Seixas, então Raulzito, produtor da CBS, criou "Vida e Obra de Johnny McCartney", primeiro disco gravado em oito canais no Brasil, o máximo de tecnologia na época. O álbum é considerado uma obra prima do rock nacional, com temas como reforma agrária, censura, tortura, drogas e repressão, "Vida e Obra" foi censurado e dormiu durante 25 anos na gaveta. Leno passou uma temporada morando nos Estados Unidos e na volta produziu os grupos Flor de Cactus e Os Lobos. Nesses anos lançou discos com repertório ligado ao rock e compôs para Erasmo Carlos, Amelinha, Renato e seus Blue Caps e Raul Seixas. Sua música "Rosa de Maio" foi incluída na trilha de "Livre para Voar" (TV Globo). Em 1995, sua gravadora Natal Records lançou "Vida e Obra de Johnny McCartney" e vem relançando discos da época em que fazia dupla com Lilian. Discografia: Leno - CBS(1968), A Festa dos Seus 15 Anos - CBS (1969), Meu Nome é Gileno CBS (1976), Encontros no Tempo - CBS (1981), Coração Adolescente - CBS (1990), Brasil Jovem Guarda - Columbia (1991), Vida e Obra de Johnny McCartney - Gravado em 1970/1971 (1995), Leno Ao Vivo - Coisas que a Gente Viveu - Natal Records (2000), Idade Mídia - Natal Records (2006)
Lilian, Ao lado de Leno, Silvia Lília Barrie Knapp, era a metade de Leno e Lilian, a dupla mais romântica da Jovem Guarda. Os dois conquistaram as rádios, em 1966, com "Pobre Menina" e "Eu Não Sabia que Você Existia". A curta carreira, desfeita dois anos depois, continuou rendendo frutos a Lilian, que ganhou três discos de ouro com seus trabalhos solos. Compositora desde os áureos tempos, vendeu 500 mil cópias de "Como se Fosse Meu Irmão" (1975), música que chegou a ser incluída na trilha sonora do longametragem Pixote. Com o toque mágico de Paulo Coelho, que fez a letra de "Sou Rebelde", versão de "Soy Rebelde" (M. Alejandro), Lilian atingiu cerca de um milhão de discos vendidos, em 1979. O sucesso seguinte foi "Uma Música Lenta" (Ed Wilson e Robert Livi), que ficou na casa das 850 mil cópias, em 1980. Ancorada nesses sucessos, Lilian excursionou por todo o Brasil e chegou a cantar em alguns países da América Latina, como Argentina, Chile e Colômbia. Trabalhou em estúdios gravando backing vocals para nomes como Gal Costa e compôs para Sandra de Sá, José Augusto, Sandy e Júnior e Zezé di Camargo e Luciano. Esporadicamente, reúne-se a Leno para shows ou relançamentos dos discos da época em que ainda eram da Jovem Guarda. Discografia:LP Lilian - RCA (1979), LP Lilian - RCA (1980), LP Lilian - RGE (1982), CD - Lilian Knapp - independente (2001), Lilian Romântica (2003) real editor best profile tools real editor

My Interests

Music:

Member Since: 1/6/2008
Band Website: leno.com.br/
Band Members: Leno & Lilian
Influences: The Beatles, Renato & seus Blue Caps, Raul Seixas, Roberto Carlos e Erasmos Carlos
Sounds Like: Jovem Guarda

Vida e obra de Johnny McCartney (1995) ..
Record Label: CBS
Type of Label: Major