Get MySpace Layouts from nUCLEArcENTURy .COM OR create your own using MySpace profile editor !!!
MySpace LayoutsHá vários anos, Marcelo Maia tem se dedicado à música instrumental. Um dos primeiros contatos foi em Hamburgo (Alemanha), onde trabalhou por um ano e meio tocando com músicos de várias partes do mundo.
Estudou no Rio de Janeiro na escola CIGAM, de Ian Guest, onde fez o curso de Harmonia Funcional e Improvisação. Teve aulas de contrabaixo com Jeff Andrews, Jorge Helder, Nico Assumpção e Yuri Popoff.
Tocou em Jam Sessions no NIkite Bar (Niterói RJ), e teve a oportunidade de conhecer e tocar com Márcio Bahia, Marcelo Martins, Kiko Continentino, etc.
Tocou com o guitarrista e compositor Toninho Horta, fazendo vários shows em BrasÃlia e Goiânia.
Participa do Grupo Solo Brasil desde sua criação, (1999) com o espetáculo “Uma viagem através da música do Brasilâ€, elaborado pelo embaixador Lauro Moreira, onde 100 anos da música do Brasil é retratada. Com este grupo excursionou pelas Américas Central, do Norte e do Sul, para a Venezuela (Caracas), México (Cidade do México, Tajim, Mérida, Vera Cruz), Cuba (Havana), Jamaica (Kingston), Bahamas (Nassau), Argentina (Buenos Aires), Uruguai (Montevidéu), Paraguai (Assunção). Na Europa, apresentou-se na Expo Hanover (Alemanha), no Jazz Fest Wien (Ãustria), França (Paris). Na Ãfrica, mais precisamente em Marrocos nas cidades de Rabat, Fez, Casablanca e Marrakesh.
Em Goiânia já trabalhou praticamente com todos os cantores da cidade, e atualmente trabalha com Bel Maia, Maria Eugênia, João Caetano, Fernando Perillo e Pádua. Trabalha também como produtor musical e arranjador em diversos estúdios de Goiânia.O CD CAFUNDÓSeja onde for, independente do local onde o músico estiver, é aà também que deve procurar influências para seus trabalhos, sempre olhando através de uma perspectiva musical e desprovida de preconceitos. Através deste pensamento, em meados da década de 90 Marcelo Maia juntou-se ao baterista Chocolate e aos vocalistas e compositores Bel Maia e Zezão e formaram o Grupo Cafundó, onde misturavam música africana com forró. Com este grupo chegou a gravar um cd demo com a participação de Júnior Marvin, atual vocalista do grupo The Wailers. Foi com este trabalho que Marcelo Maia começou a perceber a semelhança da música brasileira com a africana.
A influência de Jaco Pastorius na grande parte dos baixistas da atualidade é um fato, porém menos comum seria buscar influências em músicos que não sejam necessariamente baixistas, como Joe Zawinul, Wayne Shorter, Paco Sery, Heraldo do Monte, Sivuca, Dominguinhos, Salif Keita, e do reggae de Bob Marley entre outros. Isso é percebido no cd cafundó. Cafundó tornou-se o nome do primeiro cd do baixista Marcelo Maia, trabalho autoral, onde o músico desenvolve um trabalho de pesquisa da música da sua região (Goiás) acrescentando influências de jazz, música africana e outros estilos, conseguindo assim uma maneira peculiar de compor e tocar.
Em viagem ao Marrocos teve a oportunidade de conhecer a música tÃpica da região - a música Gnawa - e novamente percebeu que existia semelhança rÃtmica com a música brasileira. Adquiriu um Haj-Houj (baixo marroquino de três cordas), aprendeu a técnica deste instrumento com músicos marroquinos e incorporou-o ao seu trabalho.
Neste cd de estréia, teve a oportunidade de tocar com músicos de qualidade inquestionável, como o baterista Chocolate, assim como o saxofonista e flautista Marcelo Martins, com o pianista e tecladista William Magalhães, com o trompetista Jessé Sadoc, com o violonista Pedro Braga, com o percussionista Gustavo Di Dalva, além dos músicos com que já trabalha há alguns anos e que fazem parte de sua banda: Luiz Chaffin (guitarrista), Ney Quinonero (guitarrista), EdÃlson Moraes (percussionista), Zezão (vocalista), Buba (percussionista e vocalista do Senegal), Bel Maia (vocalista) e Fred Valle (baterista). Também fizeram participações especiais outros músicos convidados.Atualmente Marcelo está trabalhando em seu segundo cd “Cores da Ruaâ€, que será lançado ainda neste ano. As 10 músicas selecionadas para este novo cd (também autoral) são inéditas e Maia conta com as participações em todas as faixas de Márcio Bahia (bateria), Kiko Continentino (piano) e Marcelo Martins (sax); além de Toninho Horta em uma das faixas.