Zé Henrique Martiniano
estudou violão clássico e jazz com vários professores, mas é predominantemente autodidata.
Compositor, assina a autoria de mais de oitenta músicas e vem conquistando vários prêmios em importantes festivais de música, ao lado da cantora Adriana Gennari, como o de Tatui, o e-festival IBM, etc.
Guitarrista e violonista, acompanhou artistas, participando também de bandas de baile, grupos de música instrumental.
Em 1997, juntamente com a cantora Andréa Chakur, lançou seu primeiro CD – “Outros Tempos†- com a participação especial do Quarteto em Cy.
Fundou a Banda "Mecânica dos Solos" em 2000, atuando como guitarrista, compositor e arranjador no grupo.
Sua formação cientÃfica influencia suas composições que integram temas cientÃficos e emoções humanas, como no CD “Arqueólogo das Estrelas†com a Banda "Mecânica dos Solos", lançado em 2002. Trata-se de um trabalho temático sobre o universo, que recebeu elogios da revista cientÃfica Galileu da editora Globo, em maio de 2002, abordando a origem do universo, galáxias, planetas, satélites e as leis da fÃsica.
Atuou em 2001, 2002 e 2003 como apresentador de um programa semanal sobre música brasileira, na rádio “Brasil FM†de Araraquara.
Em 2006 lançou o CD “Miosótis – Paulo Martelli plays Zé Henrique Martinianoâ€, com arranjos de suas composições para violões de 11 e 6 cordas, em duo, trio e solo, incluindo o Songbook das partituras originais.
Está lançando mais um CD autoral, “Vida Inteligenteâ€, com a banda "Mecânica dos Solos", com participações especiais de Leila Pinheiro, Roberto Menescal, Fiori Gigliotti, entre outros.