About Me
"De onde é que vem esta música que não se sabe bem de onde vem?...
Nos Mu - e, recorde-se, Mu era o nome de um mÃtico continente perdido, terra de atlantes, sereias e outros seres mÃticos - a música parece vir de todo o lado e de um lado só deles, dali de dentro, das suas almas e dos seus corações. Se calhar, os Mu recriam sem o saber temas tradicionais de Mu, o continente do Oceano PacÃfico onde se teriam cruzado povos ainda agora existentes e outros que deixaram de existir, seres verdadeiros e imaginários, se é que a verdade e a imaginação não são uma e a mesma coisa, como o são na música dos Mu.
Porque uma música que tem tanto de verdade como de... imaginação. E uma alegria e um brilho imensos, um encanto permanente tanto nos temas originais - mas que reflectem tantas e tantas músicas de tantos e tantos lugares! - como nas versões de tradicionais russos ou húngaros.
A música dos portuenses Mu serve para dançar, serve agora ao segundo álbum (este «Casa Nostra» em que tem como colaboradores Helena Madeira, do Projecto Iara, o grupo de percussões Semente e Quico Serrano como produtor) como já servia ao primeiro, mas serve também para ensinar a ouvir - a ouvir a sua música e a de muitos outros.
E isso é o que torna os discÃpulos mestres.
António Pires
Há cerca de cinco anos, em 2003, dois dos actuais membros deste grupo, encontraram-se na coincidência e tiveram uma ideia, ousaram sonhar, traçaram objectivos, e desenharam, por intuito, um projecto…"
É assim que nasce, na cidade do Porto, o som dos MU.
A música, essa, apresenta-se tão diversa e alegre quantos os membros do grupo e é principalmente inspirada nos sons das culturas musicais europeias, através do uso e da fusão de instrumentos de todo o mundo.
Já considerada uma banda de estilo "roufenho, nómada e circense" é com este mesmo perfil que vêm a conquistar rasgados sorrisos por onde actuam e a ganhar o concurso de música Folk no "Arribas Folk" em Sendim, Miranda do Douro.
Festivais como o Andanças, o Intercéltico de Sendim, o Danzas sin Fronteras, Intercéltico do Porto, Galdames Folk entre muitos outros, foram palco da energia com que continuam a brindar o publico.
Traduzem-se em seis os rostos deste grupo, com apenas um objectivo: fazer o mundo dançar!
About five years ago, in 2003, two of the present members of this group met by coincidence and had an idea, they dared to dream, traced goals and draw, intuitively, a project…
That was how the sound of MU was born in Porto.
The music is so diverse and cheerful as the band members are and it is mostly inspired by the sounds of the european musical tradition, by using and blending worldwide instruments.
Already considered a band with a hoarse, nomad and circus-like style, it is this profile that allows them to open smiles wherever they play and to win the folk music festival "Arribas Folk" in Sendim, Miranda do Douro, Portugal.
Festivals like Andanças, Intercéltico de Sendim, Danzas sin Fronteras, Intercéltico do Porto, Galdames Folk, among others, witnessed the energy that they still bless the audience.
The six faces of this group share a common .. to make everybody dance!