Recentemente após um grande tempo ouvido e vivenciando vários tipos de música durante minha vida profissional e incentivado por vários amigos músicos, comecei a desenvolver minhas composições para “viola dinâmicaâ€, buscando novos caminho melódicos encontrei uma sonoridade caracterÃstica para minhas composições, trazendo a influência de vários mestres populares e amigos músicos da minha geração. No inÃcio de 2007 nasceu esse projeto “Hugo Linns – Viola de Arame†do qual fazem parte as duas primeiras músicas do meu myspace, pretendo em breve fazer um registro em cd e divulgar a cultura que eu vivenciei dentro do meu estado e paÃs, levando para o mundo o que eu sinto, e o que tenho a expressar sobre ela.
Sobre as músicas:
01 - Baião do Engenho Gurijó ( Música: Hugo Linns)
-Numa manhã chuvosa cheguei no Engenho Gurijó pela primeira vez, era um lugar lindo e distante da capital Recife, entre as casa sem energia elétrica e muitos afazeres a vida reluzia simplicidade, felicidade e movimento.
02 - O Fogo do arco ( Música: Hugo Linns)
- Na frente da casa de senhor Biu Roque no municÃpio de Condado, vi pela primeira vez um cavalo marinho, nele cheio de magia e de personagens encantados que dançavam ao som do banco, tocava meu mestre e rabequeiro Seu Luiz Paixão, sua sinceridade e força inspiradoras de sua música me levaram a caminhos incrivelmente melódicos e inovadores, esta música foi feita em sua homenagem.
Hugo Linns, músico pernambucano arranjador, compositor e instrumentista
( voz, baixo elétrico, baixolão fretless, viola de 10 cordas, guitarra acústica e percussão fina) estudou no Conservatório Pernambucano de Música, e depois no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Pernambuco, aprofundou seus estudos e foi, por dois anos, pesquisador em Etnomusicologia sob a orientação do Dr. Carlos Sandroni , chefe da Associação Brasileira de Etnomusicologia. Vem participando de atividades culturais, nacionais e internacionais, exercendo a profissão de músico, arranjador, diretor musical instrumental e co-produtor.
Histórico dos principais trabalhos:
Com Renata Rosa::
Apresentou-se no Festival de Inverno de Garanhuns de 2001 com
Renata Rosa , com quem gravou o cd Zunido da Mata em 2002, atuando como instrumentista e corista. Vem atuando como músico e diretor musical instrumental do grupo Zunido da Mata que acompanhou a cantora Renata Rosa nas sete turnês européias feitas através da agência OUTRO BRASIL . A gravação do cd teve o incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, foi lançado em janeiro de 2003 no Brasil e também na Europa em setembro do mesmo ano, ganhando diversos prêmios, entre eles o TRAD MUSIQUES TRADICIONELLES e o selo CHOC DE L’ANNE 2004 pela revista Le Monde de la Musique editada pelo jornal francês Le Monde, que é o mais importante prêmio europeu de música étnica. Várias músicas deste trabalho foram incluÃdas em coletâneas européias, como do FESTIVAL RIO LOCO - Les 10 ans du festival-, BABEL MÈD MUSIQUE –Les musiques du monde aux portes de la Méditerranée-, TOURING TOURS – Outro Brasil-, além da coletânea nacional AS MÚSICAS DE RABEQUEIROS.
Participou, em outubro de 2004, com Renata Rosa e o Zunido da Mata, da mais importante feira mundial da música – WOMEX 2004 THE WORLD MUSIC EXPO – na cidade de Essen na Alemanha, depois de passar por uma criteriosa seleção, representando o Brasil junto de artistas nacionais conhecidos como Seu Jorge e Badi Assad.
Em maio de 2005, com Renata Rosa e o Zunido da Mata, se apresentou no Projeto Itaú Cultural em São Paulo, juntamente com o Coco RaÃzes de Arcoverde. Em junho de 2005 foi lançado na França o cd CLAPOTIS...(MUSIQUES, ENFANTS ET VOIX DU MONDE) que é um projeto da cidade de Bourg-en- Bresse que seleciona artistas de todo mundo para gravar um cd com crianças que estudam música, tendo a música O roseira –Renata Rosa e o Zunido da Mata – incluÃda.
Com o cantor Tonino Arcorverde::
Em 2003 gravou como músico baixista o cd TONINO ARCOVERDE ( DANÇA DAS ABELHAS) faz parte do grupo que o acompanha fazendo várias apresentações como, abrindo para o shows de Toquinho e João Bosco no Teatro Guararapes; Projeto Seis e Meia abrindo para o show de Vital Farias e, em Arcoverde no conhecido festival em homenagem ao aniversário do Coco RaÃzes de Arcoverde; recentemente fez show de lançamento do primeiro vÃdeo clipe de Tonino Arcoverde no espaço cultural da Livraria Cultura.
Com o cantor Tiné::
Em 2004 gravou como baixista e teve uma composição sua no primeiro cd do cantor Tiné
(SEGURA O CORDÃO) com o incentivo da Funcultura, fazendo o show de lançamento no MAC – Museu de Arte Contemporânia em Olinda e também entrando para a coletânea MUSIC FROM PERNAMBUCO VOL. 2 que também tem o incentivo da Funcultura. Teve uma música do seu cd selecionada pra uma coletânea que saiu recentemente no Japão chamada NORDESTE ATÔMICO.
Com o rabequeiro Luiz Paixão:
Em 2005 fez a co-produção e participação especial como músico do cd do mais conhecido rabequeiro de Pernambuco
Seu Luiz Paixão (PIMENTA COM PITÚ) gravado no Estúdio da Universidade Federal de Pernambuco com a colaboração francesa da empresa Outro Brasil que também o agencia no exterior. O disco contou com a participação de vários músicos que representam a nossa cultura popular, entre eles músicos como Seu Biu Roque (cd Siba e a fuloresta do samba), Renata Rosa ( cd Zunido da Mata), Sidrak, etc. Lançado por enquanto somente na Europa, o cd já ganhou o prêmio da revista TELERAMA como um acontecimento importante da música de 2005.
MySpace Contact Tabless by MySpaceLayoutSupport.com
Get your own Free MySpace Layouts at MySpaceLayoutSupport.com