O PRIMEIRO CD DE BIU ROQUE ENTROU EM FASE DE GRAVAÇÕES EM JANEIRO DE 2009, E TEM PREVISÃO DE LANÇAMENTO PARA O MÊS DE MAIO DESTE ANO.
João Soares da Silva, mais conhecido como Biu Roque – nascido no municÃpio de Condado e residente na cidade de Aliança, no Estado de Pernambuco – é músico desde os 8 anos de idade. Hoje, aos 72 anos, é um dos mestres populares mais respeitados da Zona da Mata Norte pernambucana por seu domÃnio de gêneros musicais tradicionais como o Coco de Roda, a Ciranda, o Maracatu Rural e as toadas de Cavalo Marinho, além de conhecedor de muitos sambas caracterÃsticos desta Região, onde nasceu e vive até hoje.
Atualmente lidera o Cavalo Marinho Boi Brasileiro, participa do Maracatu de Baque Solto Estrela Brilhante de Nazaré da Mata, e integra o grupo Fuloresta, que acompanha o músico Siba, com o qual já gravou 02 CDs independentes e participou de turnês pelo Brasil e Europa, além de exercer forte influência sobre diversos grupos e artistas da cena musical de Pernambuco e do Brasil, e de contribuir para diversas pesquisas acadêmicas na área de antropologia, sociologia, etnomusicologia e artes cênicas.
Na dissertação “Viva Pareia! A arte da brincadeira ou a beleza da safadeza: uma abordagem antropológica da estética do Cavalo Marinhoâ€, defendida em 2002 no IFCS/UFRJ, pela antropóloga Maria Acselrad, sob a orientação da Professora Doutora Elsje Lagrou, ele é citado diversas vezes dada a relevância de suas informações como homem profundamente conhecedor da brincadeira do Cavalo Marinho. A maneira como está envolvido na matéria evidencia-se no entrelaçamento encontrado em seus depoimentos entre elementos relacionados à brincadeira com fatos e momentos de sua própria vida.
Principal herdeiro da tradição do famoso Cavalo Marinho de Mestre Batista, o grupo Cavalo Marinho Boi Brasileiro, liderado por Biu Roque, ainda conta com a sua participação como músico. Sua atuação, sempre muito significativa, contribui para o bom relacionamento entre os brincadores. Estimula a participação dos mais jovens, muitos deles, seus filhos, netos e bisnetos. Respeita o compromisso com a tradição da brincadeira, brincando por cerca de oito horas, sem se distanciar da roda, com um vigor impressionante.
DISCOGRAFIA
Cavalo-Marinho, Brésil: Fête de Rue du Nordeste - Cavalo Marinho Boi Brasileiro (2003, Buda Musique)
Mestre Ambrósio - Mestre Ambrósio, (1996, Independente)
Fuá na Casa de Cabral - Mestre Ambrósio (1999, Sony Music)
Fuloresta do Samba - Siba (2002, Independente)
No Baque Solto Somente - Siba e Barachinha (2003, Independente)
Excelentes Lugares Bonitos - Beto Villares (2003, Ambulante Discos)
Músicas de Rabequeiros - Coletânea (2004, Independente)
Pimenta com Pitú - Luiz Paixão (2005, Outro Brasil)
Brinquedo de Tambor - Alessandra Leão (2006, Independente)
What's Happening in Pernambuco: New Sounds of the Brazilian Northeast - Coletânea (2007, Luaka Bop)
Toda vez que eu dou um passo, O mundo sai do lugar - Siba e a Fuloresta (2007, Independente)
DVD "Toda vez que eu dou um passo, O mundo sai do lugar - Siba e a Fuloresta, (2008, Itaú Cultural)
Frevo do Mundo - Coletânea (2008, Candeeiro Records)
MacunaÃma Ópera Tupi - Iara Rennó (2008, Independente)
Criolina: Globrazilian Grooves - Coletânea (2008, Independente)
Canoa Furada (Single) - Siba e a Fuloresta, 2009 (Independente)
LINKS
Mondomix MP3 - http://mp3.mondomix.com/cavalo_marinho
Website que comercializa o CD "Cavalo-Marinho, Brésil: Fête de Rue du Nordeste" do Cavalo Marinho Boi Brasileiro (liderado por Biu Roque), lançado pela gravadora Buda Musique (França) em 2003, como parte da coleção "Musique du Monde".
Music in Brazil - John P. Murphy | Oxford University Press Global Music Series - http://web3.unt.edu/murphy/brazil/?q=node/192
Website do etnomusicólogo norte-americano John P. Murphy com vÃdeos e textos de sua pesquisa sobre o Cavalo Marinho de Mestre Batista, em Chã de Camará, Aliança, Pernambuco, no ano de 1991.