Member Since: 5/11/2007
Band Members: Fernando Meireles , nasceu em Paço de Sousa, Penafiel, em 1959.
Iniciou os estudos musicais em 1983 no Conservatório de Música de Coimbra, onde frequentou as disciplinas de violino e educação musical.
Em 1984 começa a dedicar-se como autodidacta à investigação e construção de instrumentos musicais populares portugueses.
Em 1986 foi convidado para orientar a Escola Oficina da TAUC (Tuna Académica da Universidade de Coimbra), lugar que ainda hoje ocupa.
Tocou cavaquinho no grupo Tempos Novos da Figueira da Foz.
Tocou violino, cavaquinho e bandolim no grupo de música popular do Ateneu de Coimbra.
Tocou violino, cavaquinho e sanfona no GEFAC (Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra).
Participou como músico em gravações de discos de Fausto (Crónicas da Terra Ardente e Atrás dos Tempos Vêm Tempos), Toque de Caixa (Histórias do Som), Diana Lucas (Um Cantinho no Céu), João Balão (Cantigas de Amigos) e em espectáculos com o Grupo Bailia das Frores, um projecto de Manuel Tentúgal (3º Festival Intercéltico do Porto) e Toque de Caixa (5º Festival Intercéltico do Porto.
Foi professor de construção de instrumentos musicais populares portugueses no ano lectivo de 1995/96 num curso promovido pela Direcção Regional da Cultura do Centro, pela Universidade de Coimbra e subsidiado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional de Coimbra.
Participou no filme “Vai e Vem†de João de César Monteiro com uma composição para sanfona que aparece a ser tocada pelo autor actor.
Participou no filme “Fados†de Carlos Saura, como actor intérprete de sanfona.
Participou no Doc “Contrastes†sobre a guitarra portuguesa e o fado gravado pelo canal Odisseia.
A construção da Sanfona Portuguesa e a sua reintegração na música tradicional e na nova música portuguesa, fazem parte deste projecto iniciado em 1984 altura em que começou a construir instrumentos musicais populares portugueses, com um crescente interesse pelos mesmos.
Anteriormente à construção da Sanfona fez um trabalho idêntico com a Viola Beiroa e Viola Toeira, instrumentos de uma beleza rara, dos quais apenas resta a memória e alguns exemplares em museus portugueses.
É fundador do grupo Realejo e do grupo Man&Bellas. São de sua autoria as sanfonas, concertinas, as violas, viola braguesa, os bandolins e os cavaquinhos tocados nos grupos.
Tocam com os seus instrumentos: Pedro Caldeira Cabral, Júlio Pereira, Amadeu Magalhães, Paulo Soares (Jójó), Philippe de Sousa, LuÃs Garção, Zé Martins, António Pinto, Rui Vinagre, Mário Henriques, LuÃs Peixoto, António Justiça, Zé Alegre, Diniz Geraldes,etc.
Em 1995 foi-lhe atribuÃdo pela Câmara Municipal de Coimbra uma Medalha de Mérito Cultural que lhe foi entregue em sessão solene no Salão Nobre durante as comemorações do dia 25 de Abril.
Influences: Ernesto Veiga de Oliveira
Pedro Caldeira Cabral
Jùlio Pereira
Lousã Henriques
Amadeu Magalhães
Fausto
José Afonso
Blowsabella
Nigel Eaton
Patrick Bouffard
Valentim Clastrier
Hedningarna
Sounds Like: Hurdy Gurdies made by FERNANDO MEIRELES
Fernando Meireles Guitarra de Coimbra
Add to My Profile | More Videos
Record Label: unsigned
Type of Label: None