Savio Araujo profile picture

Savio Araujo

Sávio Araújo

About Me

S ávio A raújo é um saxofonista radicado há muitos anos na Europa que, em 1978, começou os seus estudos musicais. Filho mais novo de uma família de músicos e artistas, ainda criança, residindo em São Luís do Maranhão, deu início à sua promissora carreira profissional, a partir de sua participação informal nas rodas de bossa-nova, sambas de raiz, choros e outros momentos musicais promovidos por seu irmão mais velho, Eugenio Araujo, financista e músico amador, que apresentou e incentivou a verdadeira musica que se fazia nos grandes centros do Brasil naquele dado momento. Foi quando ficou evidente no ainda jovem Sávio Araújo, a sua inclinação nata e espontânea para solos e improvisos na flauta barroca. Esta constatação de musicalidade, e de puro virtuosismo, estimulou seus familiares a fornecer-lhe uma formação musical clássica, que se desse paralelamente aos seus estudos regulares na Escola Técnica Federal do Maranhão - onde participou da Banda Musical daquela instituição, sob a batuta do saudoso maestro João Carlos Nazaré (pai da cantora Alcione, a marrom).

Posteriormente a esta sua primeira vivência direta com a música formal, oportunidade em que descobriu o saxofone, adveio o desejo inadiável de deslocar-se para um centro que lhe oferecesse melhores recursos e oportunidades de aprimoramento musical e profissional. Foi quando se decidiu, em 1980, pela cidade do Rio de Janeiro. Nesta ocasião, migrou, em definitivo, de instrumento musical: “tendo mudado para sax-alto, já com nítidas influências de Paulo Moura e Victor Assis Brasil – referências maiores da arte de expressão desse instrumento no Brasil”.

Depois de estudar com o saxofonista francês Idriss Bodrioua, e já tendo permanecido seis anos no Rio de Janeiro, entendeu, dentro dos seus anseios e busca incessante por conhecimentos adicionais para sua musica personalística - já com incontestáveis tendências jazzísticas -, que era chegada a hora de partir para outras plagas. Assim, em 1986, incentivado por sua irmã Socorro Araújo, foi estudar em Berlim, Alemanha. Ali, dedicou-se aos estudos técnicos e harmônicos relacionados ao instrumento, durante dois anos. Nesse período, trocou informações e experiências com músicos alemães, americanos e afro-latinos, participando de várias jam-sessions, ao lado de músicos estrangeiros de renome, dando-se a conhecer para os apreciadores de jazz, a sua singular arte de solista e improvisador.

Ainda na Alemanha começou a estudar musica clássica, experimental e de vanguarda com o saxofonista Hainz Von Herman. Em 1988, mudou-se para Portugal, cidade de Lisboa, onde, já com o total domínio do instrumento, começou a trabalhar com músicos portugueses experientes, assim como o pianista André Sarbib, com quem tocou durante dez anos, participando de vários festivais de jazz. Sávio Araújo, apresentou-se em alguns paises da Europa tais como Dinamarca, Suíça, Grécia, Espanha e Rússia, bem como no continente africano. Este músico tem levado a sua arte aonde pode faze-lo. Com dez CDs gravados, trinta anos de carreira, e dominando as quatro principais vozes do saxofone, a musica permanece cada vez mais presente na vida desse artista maranhense. Profissional dedicado, respira música e toca com alma, desta maneira adiciona às suas qualidades pessoais o caráter perseverante, disciplinado e criativo – que o tornou no músico desenvolto que é, nos dias atuais.

Outrossim, há a ressaltar que o Sávio desenvolve uma relação direta com a música, onde se incluem vários projetos, dentre os quais se destacam a música brasileira, a afro-latina e o jazz experimental, tendo, este último, sido desenvolvido e aprimorado em clubes da Europa, em salas especializadas, em apresentações do estilo, bem como contato com músicos experientes de diferentes paises.

Sempre apostando na sua própria carreira, atua de forma independente no direcionamento e administração de sua arte. Atualmente, estuda a musica que expressa, com bases em fundamentos filosóficos da vida que nos rodeia. Pois, para ele, a musica é espiritualidade, e resume-se numa conversa que temos que procurar manter, constantemente, com o nosso sentimento interior – que, em geral, não aflora com facilidade no ser humano comum. O estudo, a pesquisa, assim como o seu entusiasmo espontâneo fazem parte do seu portfólio, e distinguem a sua prioridade para continuar fazendo a sua musica cada vez mais viva e atual.

My Interests

Music:

Member Since: 3/20/2008
Influences: John Coltrane; David Lieberman; Jan Garbarek; Keith Jarrett; Hermeto Pascoal; Victor Assis Brasil; Paulo Moura; Miles Davis; Charlie Loyd; Charlie Parker; Dexter Gordon; Michael Brecker; Dewey Redman; Dave Holland; Sonny Rollins; Bill Evans e muitos mais...
Type of Label: Indie