Ortinho profile picture

Ortinho

ortinho

About Me

A história de Ortinho começa à frente do Querosene Jacaré, uma das raras bandas de rock’n’roll autênticas surgidas à época do manguebeat. Com influências de Ave Sangria, Lula Côrtes e do psicodélico Alceu Valença [primeira fase], Você não sabe da missa um terço [1998] apresentou o impulsivo vocalista aos palcos do Brasil – seu carisma foi até parar no cinema, como se vê pela atuação como cangaceiro no filme Baile perfumado [de Lírio Ferreira e Paulo Caldas]. Parceiro de Chico Science, Otto, Lula Côrtes, Junio Barreto e Arnaldo Antunes, Ortinho aproximou sua veia roqueira do experimentalismo que bebia nas fontes da tradição, colorindo suas composições de côco, ciranda, forró, além de, lógico, maracatu e samba. O resultado foi o elogiado álbum Ilha do destino [2002]. Depois de quatro anos preenchidos por shows, gréias, exílios criativos e até programas de rádio e novas atuações no cinema [é impagável sua performance como traficante em Árido movie, de Lírio Ferreira], o caruaruense retorna com o afiado Somos [2006].
Discografia
Álbuns solo:
Ilha do Destino [2002]
Somos [2006]
Com a banda Querosene Jacaré:
Você não sabe da missa um terço [1998]
Participações:
Tributo a Reginaldo Rossi - Vários Artistas ["Tô doidão"]
Groove Brasil - TRIP 80 - Vários Artistas ["Tá bacana"]
Composições:
Farinha do mesmo saco - Quinteto Violado ["Pra ficar xique"]
Afrociberdelia - Chico Science & Nação Zumbi ["Sangue de Bairro"]
Cinema
Trilha Sonora:
Orange de Itamaracá [2005] Direção: Franklin Jr
Como ator:
Baile perfumado [1996] Direção: Lírio Ferreira e Paulo Caldas
Árido movie [2006] Direção: Lírio Ferreira
Shows
Com o Querosene Jacaré, participou de três edições do Abril Pro Rock e do Rec Beat; em 1997, foi convidado para o Festival de Paredes de Coura, em Portugal. Desde 1996 participa anualmente do Festival de Inverno de Garanhuns; nesse festival abriu o show dos Titãs (com a banda Querosene Jacaré), do Paralamas do Sucesso (Ortinho y a Zuada); e com seu projeto solo, desde 2000.
Em São Paulo, se apresentou nas unidades do SESC Pompéia e Santo André, e fez temporada nas casas Grazie a Dio, Clube Urbano, Blen Blen e Studio SP; Também tocou em João Pessoa (PB) no Festival Estação Nordeste; e no Rio de Janeiro (RJ) no Circo Voador; e em Recife, faz shows periódicos no Pátio São Pedro, Teatro do Parque (Projeto Seis e Meia) e no carnaval da cidade.

My Interests

Music:

Member Since: 10/13/2007
Record Label: Mariola Records
Type of Label: Indie