Adicionar ao Meu Perfil | Mais VÃdeos
Big Richard nasceu Hamilton Richard Alexandrino Ferreira Dos Santos, em setembro de 1973 no bairro do Rio Comprido, Rio de Janeiro, e por uma das coincidências da vida, foi criado na mesma rua que seu Ãdolo Jorge Ben, apenas duas casas separavam o futuro rapper, de toda agitação black de Jorge Ben e seus parceiros.
A primeira inserção do ainda Hamilton Richard ao mundo artÃstico, se deu no ano de 1985, em sua atuação como figurante da novela global "Roque Santeiro", após isto, com a febre da dança de Rua massificado no Brasil através da novela "Partido Alto", Richard e mais dois amigos formaram o grupo "Break Boys", que participavam de campeonatos de break na cidade maravilhosa.
Em 1991, após assistir a um show do Run DMC no Rock In Rio II, Richard que já havia dois anos estava compondo alguns Raps, decidiu definitivamente se aventurar profissionalmente na arte do Ritmo & Poesia. No inicio do ano de 1992, conheceu na casa de uma tia o até então, Gabriel Contino, que logo mais viria a se declarar "Pensador". Apelidado de Big Richard, devido a seu tamanho, Big e o novo parceiro começaram a fazer diversos shows pelo Rio de Janeiro, onde Big conheceu o DJ Leandro e formaram o grupo "Consciência Urbana",onde tinham como banda de apoio o iniciante grupo O Rappa, com seu baterista original Marcelo Yuka,no ano de 1993 gravaram o primeiro álbum de Hip Hop carioca, uma coletânea intitulada; "Tiro Inicial", ao lado de grupos como "Geração Futuro" (MV Bill), Filhos do Gueto e Gabriel- O Pensador, todos debutando profissionalmente neste momento no mercado do disco.
Com o fim do Consciência Urbana e relativamente conhecido na terra da garoa, Big Richard compareceu no dia 10 de Outubro de 94 no "Reggae & Rap Festival", organizado pelo produtor Odorico Mendes no Vale do Anhangabaú, onde foi detido durante o show por suposto desacato a autoridade e incitação a violência em suas letras, neste episodio apesar de trágico e de ter-lhe resultado numa condenação criminal (posteriormente revogada), Big Richard ficou conhecido internacionalmente, como o primeiro artista brasileiro detido por motivos ideológicos após o perÃodo ditatorial.
Em 1997, Big Richard assinou contrato para ser o primeiro rapper brazuca a apresentar um programa de televisão em rede nacional, o "Axé Se Liga Brasil", pela TV Bandeirantes. No ano seguinte, estreou como escritor e lançou dois livros infantis, com histórias que abordavam a questão da discriminação de gênero e raça para os pequenos, "ZECA E JUNINHO NO MUNDO DOS HOMENS & "O REI ZUMBI-UM HERÓI DA LIBERDADE", Zumbi foi incluÃdo no catálogo de livros adquirido pela Prefeitura do MunicÃpio de SP, para o ano letivo de 2003/4, 1998 também foi o ano em que Big Richard lançou o CD "Balançando sem perder a base".
No perÃodo de 1999 a 2001, Big Richard foi colaborador da revista Raça Brasil, e do programa Metrópoles (TV Cultura). Em 2001 Big estreou como garoto propaganda da Secretaria Estadual de Educação de SP, ficando um ano no ar com a campanha educacional "Respeite a Escola", onde compôs, produziu e gravou vÃdeos sobre o tema.
Como diria seu conterrâneo Cazuza, "O tempo não para", e Big leva isto ao pé da letra. Tanto, que entre junho e novembro de 2001, arrumou tempo para se dedicar ao convite recebido pela prefeitura de Diadema, grande SP, ministrando aulas de RIMA & COMPOSIÇÃO, na CASA DO HIP HOP". Em seguida, dezembro do mesmo ano, Big Richard assina contrato com a TV GLOBO ( www.globo.com ), para apresentar durante seis meses o quadro "NÓS NA FITA", no dominical FANTÃSTICO, até então algo inédito na emissora, um jovem negro apresentando um quadro especificamente sobre periferia e seus personagens, no programa jornalÃstico mais assistido da emissora. Ainda em 2002, após cumprir seu contrato com a emissora carioca, Big Richard é convidado pelo apresentador/criador Netinho De Paula, para integrar o elenco de seu novo projeto, "Turma do Gueto" ( www.turmadogueto.com.br ), onde interpretou o rabugento "Professor Jefferson", professor de quÃmica da Escola Municipal Quilombo.Após dois anos ininterruptos no ar, em Março de 2004, encerra sua participação no seriado de maior audiência da Tv Record, e segunda maior audiência da segunda feira a noite.
Em 2005 Big lançou de forma independente seu disco, terceiro de sua carreira .. Elos da Vida-Um Panorama da periferia..(www.bigrichard.com.br ), misturando hip hop com muito swing e letras com temas diversos, de onde já se destacam os raps Rio de Janeiro, Usafricaribe e Show da Vida, cujo vÃdeo clipe está disponÃvel na rede.
Em julho de 2005 publicou seu terceiro livro, Hip Hop .. Consciência & Atitude, pela editora LivroPronto ( www.livropronto.com.br ), onde conta o seu ponto de vista sobre história e panorama do hip hop mundial, além de ter reunido uma série de expressões do chamado Dialeto Periférico, formando um mini dicionário de gÃrias e termos do hip hop com pouco mais de duzentas palavras esta obra concorreu ao premio Hutuz Hip..Hop na categoria .. Ciência & Conhecimento...
Em sua produtora a "DUBIG PRODUÇÕES", Big prepara seu novo projeto de tv, o programa "É TUDO NOSSO", cuja raiz está no quadro "NÓS NA FITA ( Globo )", e onde irá apresentar a periferia que se movimenta pra frente, que cria soluções para a própria sobrevivência, personagens positivos, moda, costumes e cultura periférica.
Big disponibilizou seu próprio portal, o www.dubig.com.br , trabalha também no relançamento da revista Hip Hop- Cultura de Rua, revista esta lançada por ele no ano de janeiro de 2000, atingindo todo o mercosul além de Portugal.
Big Richard entre 2005/6 foi contratado da emissora TV Da Gente, www.tvdagente.com.br , iniciativa pioneira de se lançar um canal de tv negro no Brasil, projeto este captaneado pelo empresário e cantor Netinho de Paula, onde apresentou os programas Looping & Hip Hop. Atualmente está em estúdio preparando seu novo disco, .. Big Richard- O maestro.., cujo hit .. Eu to na pista.. já está disponÃvel em mp3 nos principais sites e programas de hip hop do Brasil.
Sobre el nuevo CDReconfigurando las pistas de hip hop
Influenciados por el sonido de bailar reggaeton, el nuevo trabajo de Big Richard, TO NA PISTA, con lanzamiento previsto para finales de Mayo, espera poner a todos a bailar con ello y demostrar que es posible reconfigurar el hip hop, incluso los elementos de reggaetón y la música electrónica.
Producido por Jimmy Luv, músico reconocido en el escenario nacional e internacional de ragga y reggaeton, el primer productor brasileño a trabajar con la perspectiva del género en Brasil y fundador de la 7 Velas Crew , TO NA PISTA es el resultado de años de búsquedas y las incursiones por las principales fiestas en las Ciudades del Brasil y de América del Sur
Big Richard antenado con el avance de las nuevas tecnologÃas, ha disponizado en Internet cinco de las 12 pistas del álbum. Como resultado, los audios se encuentran entre los más escuchados en el programa de la Cultura Hip Hop presentado al sábado por la Rádio Nacional/ BrasÃlia com presentación del DJ Chocolaty. El vÃdeo, que da nombre al CD, se encuentra entre los más solicitudos de la TV Apoio/ Gazeta también en el Distrito Federal.
Artista Multimedia- Richard es un rapper, presentador de televisión, productor musical, activista del Movimiento Negro y Hip Hop. Carioca, con domicilio en Sao Paulo para más de una década, el artista multimedia, se ha dedicado en los últimos años para producir juntos y ponerte en marcha por la influencias musicales de otras regiones del paÃs. En esta búsqueda de sonidos de Brasil y otros paÃses de América Latina, participó en conciertos y eventos de este año en varias ciudades argentinas, en Florianópolis, Sao Paulo, RÃo de Janeiro, Brasilia y Salvador.