BIOGRAFIA
VÃtor Sardinha nasceu no Funchal em 1961. Iniciou as suas práticas musicais com o tio, o guitarrista LÃdio Dias sendo que, mais tarde, concluiu o curso geral de guitarra clássica no Conservatório de Música da Madeira.
O seu trabalho é influenciado pelos mais variados estilos musicais, desde o jazz à música erudita, passando pela world music, levando-o a colaborar com músicos como Tony Cruz, André Sarbib, László Szepesi, Norberto Cruz, LuÃs Nunes, António Barbosa, Duarte BasÃlio, entre muitos outros. Colaborou também em projectos como ALMMA, Xarabanda e Encontros da Eira.
Em 1997 lança o seu primeiro álbum: Terras da Vera Cruz, um trabalho que reúne os espaços musicais da lusofonia atlântica. Gestual Sonoro, o seu segundo album, é profundamente influenciado pela Bossa nova, Samba e Electric jazz e pelo Funk. O seu último disco chama-se Ãguas Mansas e inclui música original, com influencias da world music, para Rajão e Viola Madeirense.VÃtor Sardinha trabalha também como musicólogo, sendo que duas das suas investigações encontram-se editadas: Rostos e Traços das Bandas Filarmónicas Madeirenses e Noites da Madeira, ambas com pesquisa fotográfica de Rui Camacho. Encontra-se neste momento a trabalhar para a Associação Cultural Encontros da Eira, desenvolvendo trabalhos de investigação sobre Maria Ascenção e sobre as Tunas CaracterÃsticas da Madeira. Desenvolve ainda um arquivo sonoro de músicos madeirenses que envolve todas as culturas musicais. As gravações mais antigas datam de 1926, tendo sido efectuadas por Lomelino Silva, tenor de carreira internacional, para a His Master Voice.