Terá sido em tom menor que esta aventura maior começou…Coltrane como padrinho de mais uma jam session que pôs pela primeira vez em contacto alguns dos músicos que anos mais tarde haveriam de criar o presente grupo: Yemanjazz.
Histórias à parte, a verdade é que em 2006 o grupo é criado, tendo como formação base: guitarra/piano/voz (Pedro Castanheira), baixo (Pietro Casella),contrabaixo (Afonso Castanheira), saxofone alto (Peter Bastia), saxofone tenor (Francisco Andrade), trompete (Ricardo Pinto), bateria (Nuno Pessoa), trompete (Alexandre Andrade), e percussão (Ian Carlo Mendoza).
Como o próprio nome sugere, a musicalidade deste projecto está bastante ligada ao mar e aos seus misteriosos habitantes… Evitando a catalogação musical, e na procura das suas raÃzes musicais, Yemanjazz submerge ao encontro de novos vortex espácio-temporais, onde a música possa exercer o seu papel unificador. Sob o olhar atento das ondas que banham continentes afastados geograficamente, mas tão próximos ao nÃvel das vibrações sonoras, das preces musicais, este projecto tenta misturar o máximo de cores e tonalidades, assumindo a ambição de unir a musica a si mesma, num actual cenário pós moderno de sectarização criativa. Assim, não só é caracterÃstica da musica de Yemanjazz uma criolização de estilos, como as próprias letras da algumas das canções interceptam diversas origens. Existe também uma procura constante de novos instrumentos que possam acrescentar outras histórias ao discurso habitual do grupo, tal como a kalimba, o didgeridoo, flautas várias, assim como este está aberto a actividades paralelas como a poesia, a dança, performances, etc…
Sementes à terra lançadas… dançamos na espera?