Assente num trio constituÃdo por saxofone, guitarra e vibrafone, este projecto auto-intitula-se de pioneiro na vertente jazz subaquático...tal como dentro de água a musica do grupo deixa-se levar por correntes e remoinhos sem sair nunca do seu elemento unificador..... o sonho vive em cada nota musical e é nessa perspectiva que o projecto Almagreira pesquisa as suas sonoridades, desenvolvendo uma música cheia de histórias e imagens numa lógica quase cinematográfica. Para isso, assume a importância da melodia e da necessidade de um suporte harmónico Ãntimo desta, deixando no ar uma teia de sons, com que quem escuta constrói, a seu bel prazer, o seu próprio universo onÃrico.
Com um infindável fluir de melodias e acordes, um concerto do projecto Almagreira apresenta-se como um desafio à elasticidade sensitiva do ouvinte, através de rendilhadas combinações musicais, muitas das vezes inspiradas no universo infantil. Talvez por isso já tenha realizado concertos em palcos tão distintos com o Festival Internacional de Saxofones de Palmela, a Trem Azul, o Santiago Alquimista e a ZDB em Lisboa, o Festival Internacional Ondas de Jazz na Maceira, performances para as Câmaras do Barreiro e Torres Vedras, entre variadÃssimas participações em eventos de diversas associações culturais e experiências urbanas.
Mais que catalogar a música que faz, o projecto Almagreira caminha em direcção a todas as formas de expressão que possam trazer novas cores e novos cheiros, que ajudem ao momento em que fechamos os olhos e nos transportamos para paisagens tão pessoais e ao mesmo tempo tão universais........vemo-nos entre grãos de areia?