O Astromato, de Campinas, nasceu de outra banda, o Weed, formada em 1994, na época do primeiro JuntaTribo [festival realizado em Campinas que reunia bandas e outros artistas da cultura independente]. O Weed era uma tÃpica guitar band, influências de Jesus And Mary Chain, Ride, My Bloody Valentine, e letras em inglês. Em 1998, acabaram com o Weed e criaram o Astromato. E o melhor: passaram a escrever as letras em português, contrariando a teoria que o idioma português não se encaixa na sonoridade de uma guitar band. Os três membros da banda, Armando Turtelli, Pedro Ferreira e FabrÃcio Frebs dividiam as composições e se alternavam nos vocais. Depois de algumas demos, foi lançado em 2000, pelo selo Midsummer Madness o primeiro disco da banda, Melodias de Uma Estrela Falsa, que já colocou o Astromato como uma revelação do pop/rock brasileiro. Melodias de Uma Estrela Falsa surpreende pelas letras criativas e pelo pop/rock básico. Embora nas gravações tenha sido usada uma bateria eletrônica, vários bateristas fizeram parte da trajetória da banda em apresentações ao vivo: Alexandre Gomes (que veio desde o Weed), Rafael Martins (Slow Down), Edson Naka (Muzzarelas) e Paulo Magalhães (Juli Manzi).
O Astromato acabou em meados de 2002, e após um ano novas iniciativas surgiram dos membros da banda. Armando deu seqüência ao seu belo projeto em parceria com Dani Kuhn, o Ãrtico Blue. Dois álbuns foram lançados, "Ãrtico Blue" e "Aqui na terra". A sonoridade acompanha as influências do Astromato, em ótimas e bem produzidas canções, recheadas de guitarras, sobre uma criativa base de bateria eletrônica.Para saber mais sobre Ãrtico Blue: http://www.tramavirtual.com.br/artico_blueEm 2003 Pedro montou o Captador, com Frebs e Paulo. A iniciativa resultou num "power pop trio", onde as composições cantadas por Pedro eram levadas num som mais cru e direto, em comparação ao som do Astromato, mas mantendo a pegada pop. O Captador durou cerca de um ano, e teve apenas um registro sonoro, a demo "Captador", com dez canções. Após o fim da banda, Pedro se aprofundou em seus projetos de pesquisa sobre música eletrônica, e produziu alguns experimentos sonoros nessa área.Para saber mais sobre Captador:
http://www.tramavirtual.com.br/captadorEm 2006, Frebs reuniu algumas de suas velhas composições e iniciou o Radiare. Com Paulo na bateria, Victor Peres no baixo e MaurÃcio Strückel na guitarra, a banda vem moldando sua sonoridade num rock em português cantado sobre guitarras sobrepostas e melódicas. Uma demo de ensaio foi gravada em dezembro de 2006 e a banda planeja para 2007 o lançamento do primeiro álbum.Para saber mais sobre Radiare:
http://www.myspace.com/radiare
This profile was edited with qnun.com Editor