The Used surgiu em Orem, Utah, por volta de 1990. Branden Steineckert, Quinn Allman e Jeph Howard eram a frente do grupo,com Jeph no vocal, mas sentiam que precisavam de algo mais.
Eis que Quinn lembra de Bert McCracken.
Foi a combinação perfeita e era o que faltava para a banda. Como mágica a banda se deu por completa.
Chegando aos ouvidos de Jonh Feldmman, a banda lança seu primeiro cd em 25 de junho de 2002 pela Reprise Records, auto-entitulado The Used. A partir daà estouraram no mundo.
Um ano depois, lançam seu primeiro cd/dvd, Maybe Memories, com um show ao vivo e a história da banda.
Em 2004 resolveram que era hora de um material novo e diferente. O resultado disso foi seu segundo álbum In Love and Death,ainda produzido por Jonh Feldmman e a arte por Alex Pardee, que excedeu o sucesso feito pelo álbum passado. Foi o disco de maior sucesso até hoje.
O ano de 2006 foi marcado pela pausa da banda. Não fizeram shows nem apresentações por um longo perÃodo, até voltarem ao estúdio. Nesse tempo, separaram de seu baterista Branden Steineckert por motivos ainda não totalmente esclarecidos. Branden desde então entrou para Rancid, uma de suas bandas favoritas.
Na gravação do terceiro álbum chamado Lies for the Liars (tendo como produtor novamente Feldmman) , a bateria ficou por conta de Dean Butterworth. Lies for the Liars tem data de lançamento prevista para 22 de maio de 2007. Ele já rendeu dois singles: The Bird and The Worm & Liar Liar
Em 6 de fevereiro, lançaram seu segundo cd/dvd Berth, com desta vez um show completo gravado em 2005 e vários extras, incluindo gravação do novo álbum.
Atualmente a banda participou da Taste of Chaos'07, ao lado de 30 Seconds to Mars, além de terem anunciado o lançamento de 2 EP's com músicas inéditas ainda em 2007. Dan Whitesides assumiu o lugar de Branden oficialmente.
Final de 2007 a banda fez sua primeira turnê pela América Latina, passando por México, Chile e Brasil, onde comentaram que o show em São Paulo foi um dos melhores de sua carreira.
A banda anunciou que irá voltar para os estúdios em 2008 para fazer um álbum com dvd, que sairia no inÃcio do ano, com algumas b-sides ainda não lançadas, e um novo disco para o fim do ano, além de demonstrarem inteções de voltarem ao Brasil.