Member Since: 1/16/2005
Band Members: Patuá Tronxo - conexão musical Recife-SãoPaulo-San Diego se apresenta no próximo dia 25 de outubro, quinta-feira no Studio SP em São Paulo
Patuá Tronxo, formado por Jota Erre (percussão e voz), Jessé Santos (violão e voz), Junior Gaz (guitarras), Tuto Ferraz (Bateria e Laptop) e Ricky Sybrandy (baixo), está na estrada desde meados de 2004, participando de festivais como SXSW Music Festival de Austin, TX nos Estados Unidos e apresentações em centro culturais e bares pela cidade de São Paulo e Rio de Janeiro.
Jota, Jessé e Junior vieram do Recife para São Paulo na cara e na coragem. Chegaram a morar numa favela em Guarulhos e, em seguida, num teatro abandonado. Experimentando a sonoridade "tronxa" de compassos Ãmpares e ritmos alternativos com influência eletrônica, cruzaram o caminho de Tuto Ferraz baterista e produtor que "abraçou a causa" e juntos levaram o som a um outro patamar. Durante a gravação do CD de estréia, no qual fazem "remanufatura" de clássicos nacionais tais como: Juazeiro e Petrolina (Jorge de Altino) e Leão do Norte (Lenine), além de ótimos originais como Aparthei-vos, Neguinha Guria e Minhaero, conheceram o baixista de San Diego Ricky Sybrandy, a peça que faltava pra compor a sonoridade que tinham na cabeça.
No próximo dia 25/10 a banda se apresenta no Studio SP, na Vila Madalena, em São Paulo. O show tem uma pegada que mistura Rock/Regional/Eletrônico ou "Afro-Mangue-Drum&Beat" como se auto-definem, ou ainda como disse o "Austin Chronicle" jornal da capital do Texas, uma forte pitada de Jazz que permeia todo o som do Patuá pela sua flexibilidade e improvisação. A mistura rústica com o moderno e o vintage compõe essa sonoridade.
A banda utiliza tanto ao vivo como no estúdio, instrumentos como Bateria Ludwig de acrÃlico dos 70 "triggada" com sons analógicos dos 80, percussões tÃpicas (alfaia e cuzcuzera), violão de nylon processado e guitarras que à s vezes parecem mais com teclados sintetizadores além da participação virtual do baixista via laptop.
O resultado dessa conexão única que nasceu do rompimento de barreiras regionais e até nacionais já tem como admiradores confessos artistas como Seu Jorge ("Ouvir esse som enquanto dirijo me faz acelerar! É um perigo!"), Max de Castro e Chico César, além de ouvintes ávidos por um frescor de combinações inusitadas.
Influences: www.virb.com/patuatronxo
Sounds Like:
Type of Label: None