Em meados do século XIX foram encontradas jazidas de carvão na região sul de Santa Catarina. Desde então, o chamado "ouro negro" vem influindo na economia e nas relações sociais nas cidades que nasceram embasadas na expectativa de um futuro promissor. Contudo, o futuro se apresentou como uma realidade em que o meio ambiente se tornou prisioneira de uma exploração em que o resultado foi a degradação dos recursos naturais. Um dos responsáveis por esse cenário foi uma máquina de extração de carvão a céu aberto chamada Marion. Considerada a maior máquina do mundo na década de 1970, deixou rastros de poluição, uma agressividade que ecoará por várias gerações.
Dois jovens que nasceram neste contexto se encontraram em 1997 e começaram a compor canções que têm como núcleo letras que narram situações e vivências de um mundo à s vezes acessÃvel, à s vezes distante da felicidade, e melodias que tentam fazer ressoar dimensões esquecidas por um estilo de vida que se limita ao âmbito das necessidades, negando o âmbito da liberdade estritamente humana.
Em 2003 mais quatro jovens se integraram e, os seis juntos, criaram a banda AMARYON. O prefixo "A" acrescentado ao nome da máquina é uma atitude de questioná-la, de não aceitar as conseqüências provenientes de suas ações. É a busca de uma atitude positiva de respeito à Gaia, nossa oikos. Ao mesmo tempo o nome da banda agrega as três principais lÃnguas do continente americano: o português (AMAR), o espanhol (Y) e o inglês (ON). Em uma tradução solta significa "amar e começar".
A proposta da banda é a de criar canções que façam alguma diferença para as pessoas que as escutam, não permitindo que saiam inalteradas dessa experiência sonora. Se concordarmos com o dito popular que "de amarga chega a vida", sem certas pretensões regadas com nossas esperanças a vida deixaria de ser amarga para se tornar sem gosto. E para termos esperanças precisamos de sonhos, principalmente um que nos faça mover em direção a um mundo muito melhor do que tivemos antes. Precisamos, sim, de um Sonho Bom (TÃtulo de uma canção do mais recente trabalho).