About Me
MyGen
Profile Generator
Automatic Pilot Required - AxPxRx - é meu projeto eletrônico experimental caseiro. Totalmente lo-fi.
Automatic Pilot Required - AxPxRx - is my experimental home-made electronic project. Totally lo-fi.
Experimental breakcore/drill'n'bass from brazilian jungle.
Automatic Pilot Required
por Samuel Skelter
Em Itapira, São Paulo, Brasil, no ano de 2001, este que vos escreve resolve começar a fazer música eletrônica no computador, para extravasar sua insana vontade de ter uma banda de rock’n’roll e tocar por aÃ, que parecia nunca acontecer, além de toda a dificuldade (leia-se falta de grana) que havia para conseguir gravar, ainda mais para um proletário de classe média baixa (pobre mesmo) do interior feito ele.
Praticamente alucinado por música desde pequeno, quando já inventava seus nomes artÃsticos e fazia barulho com sua bateria de latas, suas guitarrinhas de pau, cordas de linha de pescar de seu pai e latinhas de massa de tomate, tudo construÃdo por ele mesmo, a ânsia de estar o tempo todo a criar sons era cada vez maior, e os recursos sempre escassos, as dificuldades sempre presentes. Mas, seu amor pela música, sua vontade e sua persistência eram infinitamente maiores que todos os empecilhos, e, como o artista nato e completamente autodidata que é, em tudo, conseguiu começar a dar vazão ao seu talento e à sua criatividade, independente das ferramentas das quais dispunha para começar o trabalho. Madrugadas a fio no seu computador meia-boca, processando, editando, mixando, finalizando e masterizando seu próprio material gravado durante o dia todo, com sua guitarra enferrujada, seu violãozinho barato, tecladinhos vintage podres (emprestados), microfone de supermercado, tudo feito no seu próprio quarto, conforme ia aprendendo sozinho durante as próprias criações, em manhãs, tardes, noites e madrugadas regadas a expansores da musculatura mental e ótimas influências provenientes dos discos que ia ouvindo em meio a tudo isso.
Como na época andava na fase mais junkie e foda de sua vida, sentindo-se completamente perdido, sem rumo, praticamente precisando de um piloto automático que pudesse lhe controlar (pelo menos um pouco), tem um insight no meio de uma bad trip violenta e batiza o projeto de Automatic Pilot Required. Nome mais adequado a um projeto totalmente descompromissado assim, e menos comercial que esse, impossÃvel. Pronto, era só continuar a levar a vida fazendo as coisas exatamente como sempre fez, que onde converter tudo isso em música ele já tinha.
O material criado foi aumentando e ficando cada vez mais apurado, tanto em termos criativos quanto técnicos, até que em 2006, com mais de 90 músicas acumuladas nos últimos anos, ele lança - somente em versão para download disponÃvel na web - o primeiro "atentado sonoro" do AxPxRx, homônimo, contendo 15 faixas concebidas bem no inÃcio da experimentação toda, resultando em um disco um tanto quanto estranho, impregnado de psicodelia e electro-punk.
No inÃcio de 2007 disponibiliza 4 faixas do segundo disco, Gaia Limbo 28, no MySpace do projeto , e naturalmente começa a chamar a atenção de apreciadores de música eletrônica e afins do mundo todo. Com um conteúdo sempre sincero, dessa vez refletindo a guinada que deu em sua vida a partir de meados de 2006, e um som agora praticamente à altura dos grandes nomes gringos que o influenciaram, recebe convites para tocar até mesmo no exterior, o que ainda se vê impossibilitado de fazer, devido ao constante problema da falta de grana e conseqüentemente de recursos.
E eis que com mais uma centena de novas faixas acumuladas em poucos meses, em sua fase mais prolÃfica, Samuel Skelter já se prepara para começar a mostrar pelas webs da vida afora os dois novos discos do AxPxRx e a primeira leva de seu material solo, agora soando mais brasileiro, mais tropical do que nunca, explorando letras em português e arranjos carregados de latinidade, contrastando com a "darkzêra" electro-punk também sempre presente.
The dream is not over, John. And the music is going on, Jim.
AxPxRx - TramaVirtual
AxPxRx - Orkut Community