Em 2001, os amigos Bernardo Bosisio (guitarra) e Alberto Continentino (baixo) já atuavam no cenário musical do Rio quando resolveram formar uma banda que reunisse todas as suas referências musicais, nascia então o Paraphernalia. Mais tarde a banda ganhava novos integrantes: Donatinho (teclados), Renato Massa (bateria), Joca Perpignan (percussão), Felipe Pinaud (Flauta), Marlom Sette (trombone) e Leandro Joaquim (trompete). Todos parte de uma nova geração de músicos que já trabalharam com artistas como Caetano Veloso, Moska, Ed Motta, Fernanda Abreu, Orquestra Imperial, João Donato, Marcos Valle, Marcelo D2, Marcelinho da Lua, Davi Moraes, entre outros.
Ritmos que convidam a dançar e melodias simples por vezes cheias de humor e ironia fazem uma musica instrumental que passeia pelo universo dos anos 60,70 e 80 se misturando com a moderna música atual. Do jazz ao rock, do experimentalismo aos ritmos africanos e latinos, teclados analógicos, antigos pianos elétricos e guitarras psicodélicas lembram seriados de TV e filmes policiais dos anos 70. Além de composições próprias, o grupo apresenta versões bem originais para músicas de Jorge Benjor, Astor Piazzola, Lipps Inc., Manu Dibango, Bar Kays, Tim Maia entre outros.
A banda começou se apresentando no extinto Cine Buraco, reduto “undergound†onde se reuniam cinéfilos e amantes da música. A partir daà fizeram temporadas e shows no Estrela da Lapa, Teatro Odisséia, Teatro Rival, Casa Rosa e em São Paulo no SESC Paulista