GET A NEW CONTACT TABLE + MYSPACE LAYOUTSAos 23 anos, a garota de origem humilde, criada num conjunto habitacional paulista, nasceu numa famÃlia de músicos, o pai Francisco Moraes, é musico profissional e seu tio, o mÃtico pianista de samba jazz Dom Salvador. Isso despertou muito cedo o interesse de Vanessa pela música, e aos três anos, começou a cantar as primeiras canções, e aos sete, passou a se apresentar nas festas da famÃlia. Passou pelo conservatório para estudar música clássica e aos treze anos iniciou sua carreira como cantora na noite, fez backing-vocals, dos grupos Art Popular, Soweto e Wilson Simoninha, e foi titular de uma banda que se apresentava em bailes e formaturas.
Sobreviver de cantar para sustentar a famÃlia não foi tarefa das mais fáceis, e Vanessa chegou a pensar em desistir, uma decisão que teria se concretizado, não fosse a intervenção do destino. Eleita pelo publico com aproximadamente 18 milhões de votos, ganhar o FAMA, foi o primeiro passo que a consagraria entre os grandes nomes da MPB. Vanessa levou para casa experiência e um contrato para gravar seu primeiro disco. Inicia-se então uma trajetória que começou como um sonho de menina e que inaugura uma nova fase que poderá coloca-la no primeiro time da MPB.
Ciente do carisma e talento da cantora, com sua voz de legitimo acento soul, a primeira gravadora arregimentou uma produção, conduzida por Guto Graça Mello, para a produção do seu primeiro trabalho. A banda escalada criou um som jovem para sedimentar seu sucesso entre o publico brasileiro, que se encantaram com a voz da cantora nas diversas semanas em que Fama esteve no ar.
Administrar o sonho não é tão simples para um a garota do gueto, como ela própria gosta de se definir. Seu primeiro dilema foi escolher entre gravar no Abbey Road, o estúdio dos Beatles na Inglaterra, ou rumar para Hollywood. Decidiu gravar em Los Angeles, no inicio de setembro/2001. Diante de tal sucesso, a artista foi convidada para fazer uma apresentação especial em Barcelona no canal TVE para o programa Operacion Triunfo uma versão espanhola do Fama. Cantou em Angola em Abril/2003 no evento DIA DA PAZ E RECONCILIAÇÃO ao lado de Jimmy Cliff, Youssou N`Dour, Araketu, Roberto Carlos, Dog Murras, Erica Nelumba, Shaggy, entre outros.Enquanto Vanessa fazia shows, e encantava seu publico, um time trabalhava nos bastidores buscando o melhor, para apresentar em seu novo CD. O empresário Jorge Silva queria algo com qualidade e que levasse aos fãs um repertório romântico, leve e dançante, e para isso contou com a colaboração do profissional que é Ãcone no cenário musical, o produtor, musico e arranjador Paulo Calasans, que conduziu com maestria este novo trabalho.
O instrumental deste novo CD tem a marca de profissionais talentosos, formado por Torquato Mariano (guitarra), André Lopes e Alexandre Marron (Contra-Baixo), Marcos Arcanjo (Violão), Paulo Calasans (Piano e Teclado) entre outros. O resultado da união de Vanessa Jackson com este time são arranjos fortes e vibrantes com timbres exatos para a cantora deitar e rolar na apresentação de um repertório atual, romântico e dançante. Basta ouvir uma faixa Satélite, (Zé Ricardo) para atestar o raro dom de Vanessa Jackson de embalar um romantismo com absoluta afinação.
Mas a cantora não caiu na armadilha de cantar um repertório de clássicos e reuniu uma safra atual de composições inéditas. Vanessa Jackson, ainda assina nada menos do que duas, de 13 faixas deste CD, Só o teu amor um baladão classudo ao lado de seus parceiros Júlio Borges e Eddy Flash, e Minha Paixão, a segunda composição leva a assinatura de Vanessa, é uma canção romântica. Já as faixas Eu Juro e Não quero nem saber vem com um ritmo bem gostoso e dançante cada vez mais atual e valorizado pela sensualidade da letra e da própria melodia.
Falando em romantismo, Jeito de Amar, de Alexandre Marrom, é a primeira música de trabalho nas rádios e televisões, com uma versão em espanhol, assinada por Afo Verde para que os fãs latinos também possam apreciar seu trabalho. Tanto o instrumental quanto os vocais da faixa traduzem as influências da cantora: romantismo e suingue (presente também em faixas como Só o teu amor e Com prazer)
E alma é o que não falta a Vanessa Jackson, inclusive para incurcionar pôr outros gêneros musicais. Não é à toa que o disco tem também um samba rock Só quero Amar assinado pela dupla Julio Borges e Rodrigo de Castro. Com os dons musicais da famÃlia não poderia ficar de fora a voz da irmã Francine que faz um dueto com a Vanessa na faixa Dono. Vanessa surgiu do povo e como música negra não tem nacionalidade nem ritmo certo, é black, é samba, é axé, é pagode, é MPB, todos os ritmos constam do seu repertório.Sucesso de publico e mÃdia, a cantora participou inúmeras vezes do programa Domingão do Faustão, Caldeirão do Huck, Altas Horas, Programa do Jô, Mais Você, Casa é Sua, Boa Noite Brasil, Super Pop, Melhor da Tarde e outros. Mas a artista não parou pôr ai, apresenta-se no Bourbon Street onde começou sua carreira e continua fazendo shows e eventos para: Ambev, Tim, Sansung, Casas Bahia, Grupo Martins, Bic, Festa 1º Maio e Festa da Virada de Ano na Avenida Paulista, e outros que estiveram entre os contratantes que apreciaram sua performance contagiante.
Myspace Glitters