Myspace Layouts - Myspace Editor - Image Hosting
Viola de ArameTendo a viola caipira como principal atração, Júlio Caldas em Viola de Arame não pode ser considerado um show de música regional. É um espetáculo de singular diversidade de ritmos, onde o mais nacional dos instrumentos de corda é mostrado em toda a sua potência sonora.Júlio Caldas, jovem, porém experiente musico, apresenta o resultado de suas pesquisas com a viola caipira, onde explora suas múltiplas afinações e facetas, num repertório que passeia por Samba de roda, Pagode de Viola, ponteio, Baião, Maracatu, Folia de reis e etc. Tudo isso fundido a uma técnica apurada. Trazendo assim, a viola para um novo ambiente musical, um ambiente experimental e moderno, em releituras e composições próprias.Além da viola, Júlio explora sua multi-instrumentalidade nos shows que vem produzindo, como também em shows de diversos artistas da musica de raiz da Bahia.A viola caipira foi o primeiro instrumento europeu a chegar ao Brasil, trazido pelos portugueses nas primeiras expedições. Muito bem aceito hoje seu uso é obrigatório nas principais manifestações culturais do interior do paÃs como folia de reis, festas do divino, cavalhadas, caiapó, reisado, etc.Apesar de seu adentramento no interior, e talvez por isso mesmo, a viola não desfruta de reconhecimento nas capitais, sendo sempre relacionada à música caipira. Isso apenas reforça o desconhecimento desse instrumento rico que possui diversas possibilidades de afinações e sonoridades.O Show Viola de Arame é uma demonstração de outras possibilidades musicais da viola além das já conhecidas.Júlio Caldas nasceu em Ipiaú/BA, numa famÃlia de músicos. Começou a estudar violão como autodidata aos 11 anos e aos 15, já em Salvador, ingressou no curso secundário de música do Colégio Manoel Novais, onde ampliou seus conhecimentos teóricos e aperfeiçoou sua técnica com grandes professores como Aderbal Duarte e o maestro Sérgio Souto.Dedicou seus estudos em música à s cordas sendo hoje um versátil multi-instrumentista, dominando diversos instrumentos a exemplo da guitarra slide, baixo, banjo, bandolim, cavaquinho, charango, violão, dando especial atenção à guitarra e a viola caipira.
Iniciou sua carreira profissional em 1996 com Luiz Caldas, integrando a banda até 2002. Durante esse perÃodo tocou com grandes artistas da música nacional, como Pepeu Gomes, Frank Solari, Carlinhos Brown, Jair Rodrigues, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Danilo Caymmi, Maria Bethânia, Riachão e Armandinho. Internacionalmente, acompanhou Luiz Caldas em turnês pelos Estados Unidos (1996) e Portugal (2002) e participou do tour do grupo Interart pelo Equador e Peru (1999).
Acompanhou D. Edith do Prato na abertura do Itaú Cultural de 2003 em São Paulo e na primeira edição do projeto na cidade do Rio de Janeiro. Em 2004 excursionou com o Projeto Pixinguinha por seis estados do nordeste brasileiro e nas comemorações do Ano Brasil na França, em Paris, tocando com Roque Ferreira, Monarco, Teresa Cristina e Grupo Semente, grandes expoentes do samba nacional.
Como arranjador e diretor musical, trabalhou no CD de estréia do grupo Plano Astral (2001), onde gravou a maior parte dos instrumentos, no DVD D. Edith do Prato e Vozes de Purificação, no CD Abre Caminho de Mariene de Castro, ganhador do prêmio Brasken de Cultura e Arte de 2004, Choro Rock do Julio Caldas Quarteto de 2007, do CD Tipo Exportação do Café com Blues de 2007, e o Pitecantropus Erectus seu primeiro disco solo, também do mesmo ano lançado pelo Faz Cultura. .
Tocou com Sérgio Souto, Ana Paula Barreiro e Rebeca Mata na abertura do Fórum Mundial de Turismo, realizado em 2008 em Salvador, que contou com as ilustres presenças do Presidente da República, Ministros de Estado, Governador, Prefeito e outras autoridades.
Além do Julio Caldas Quarteto, Júlio Caldas expressa sua musicalidade no Café com Blues - banda de Vitória da Conquista que tem sido reconhecida pela mÃdia nacional por sua qualidade e originalidade, ao mesmo tempo em que apresenta extensa pesquisa musical de estilos e ritmos em seus shows Viola de Arame e Choro Rock. Recentemente dirigiu e arranjou o disco Buraco de Maroca do grupo Barlavento, ex Barravento.Contatos:71 3252 1117 // 71 96034095
e-mail :
[email protected]
[email protected]
http://juliocaldas.multiply.com
www.myspace.com/juliocaldas
www.myspace.com/chororock