About Me
Carl Minnemann:
Nasceu a 28 de Julho de 1977 no Porto. Aos 4 anos ingressa no Colégio Alemão do Porto, o qual frequenta até aos 17 anos. Aos 18 anos inicia os seus estudos superiores na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no curso de Estudos Europeus na variante de Inglês / Alemão, o qual concluiu com sucesso. Durante este tempo, o interesse na música foi crescendo de tal forma, que, aos 20 anos, decidiu inscrever-se no Conservatório de Música do Porto, no curso de Contrabaixo Clássico onde foi aluno de Jean–Marc Fauschet . Aos 26 anos, e após concluir com êxito o 5º Grau do Conservatório, decide concorrer à Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto no Curso de Contrabaixo / Jazz, o qual termina em Novembro de 2007. Estudou com António Augusto Aguiar, Pedro Guedes, Carlos Azevedo, Nuno Ferreira, Pedro Barreiros, Afonso Pais. Participa em Marterclasses com Carlo Bica, Lee Konitz, Rufus Reid, Ohmad Telmar, Mark Turner, entre outros.
Em 2005 integra o sexteto de jazz da ESMAE, com o qual foi vencedor do concurso de jazz do São Luiz em 2006. É membro do Quarteto de LucÃa MartÃnez com o qual já actuou inúmeras vezes em Portugal e Espanha, destacando-se, por exemplo, o Festival Internacional de Jazz de Vigo em 2006. e o Festival Iberojazz 2008 na Corunha. Em Setembro de 2007, o quarteto grava o seu primeiro disco em Madrid, o qual deverá ser lançado em meados de 2008.
Em 2007 forma os SMaLL Trio juntamente com João Salcedo e Leandro Leonet. O repertório deste trio de jazz, é composto por originais dos três músicos e temas re-arranjados. Nesse ano, o grupo faz o seu primeiro concerto na Casa da Música, no Porto. No final do mesmo ano, o trio grava o seu primeiro registo discográfico ao vivo num concerto no Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Também em 2007, integra o AP Quarteto, composto por Carl Minnemann (contrabaixo), António Pedro (guitarra), João Pedro Brandão(saxofone alto e flauta) e José Marrucho (bateria). Este quarteto de jazz contemporânio toca temas originais, nos quais se incluem composições suas.
Além do jazz, os seus interesses musicais passam também por outras áreas. Como baixista na área do pop- rock, toca já há alguns anos com André Indiana, com quem já participou em inúmeros concertos e festivais, destacando-se por exemplo o Festival do Sudoeste, Gaia Blues, Vilar de Mouros, Super Bock Super Rock, Marés de Agosto, entre outros. Em 2008 têm já confirmada a presença no Rock in Rio. Com este grupo gravou dois discos.
Participa também, como músico convidado (baixo e contrabaixo), na gravação de dois discos de Jorge Cruz.
Em 2006 cria o seu próprio projecto na áera do pop- rock. Os Uno Eskimo são a sua estreia como cantor e guitarrista. Partindo de composições suas, a banda, David Fialho (bateria), Kiko Brandão (Baixo), Tiago Mota (guitarra), João Mascarenhas (piano), encontra-se de momento a gravar o seu primeiro videoclip para o single do EP que irá ser lançado brevemente.
Em 2007 forma Daniela Maia Trio com Daniela Maia (voz) e João Mascarenhas (piano), onde assume a função de contrabaixista. Aqui, a caracteristica principal é a simplicidade musical. O trio percorre variados estilos, desde o jazz ao pop, passando pelo soul, bossa nova, blues e funk.
Como professor, lecciona há mais de dez anos, particularmente e em escolas. De momento é professor de baixo e contrabaixo na Jazz ao Norte (Porto), Valentim de Carvalho (Porto) e Riff (Aveiro). Nestas duas últimas dá também aulas de combo jazz e combo rock.