O colectivo budHi começou a tocar em Setembro de 1999 na cidade de S. João da Madeira, Portugal. Iniciaram a sua peregrinação herética com o objectivo de encontrar uma identidade e um Self musical-existencial, que pudesse abarcar a amálgama de influências e visões divergentes e convergentes, que existem no seu interior. Uma luta para conciliar o esoterismo psicadélico com a crueza matemática, o pacifismo musical libertador com a ferocidade polÃtica do rock.
Desde o começo procuraram desenvolver uma sonoridade crossover, próxima do rock e metal alternativo, numa mistura bastante heterodoxa e peculiar da música anglo-saxónica com sonoridades de outras regiões do mundo e correntes musicais mais alternativas. No entanto os budHi, sempre insatisfeitos, podem ser considerados como uma banda que se dirige, orgulhosamente, em várias direcções. Tal facto é sustentado pela diversidade das suas principais influências, elas abarcam diversas (e por vezes opostas) vertentes musicais. Para comprovar isso basta ouvir atentamente as suas músicas ou então, se quiserem, vale a pena espreitar a secção de recomendações da banda neste site.
Obviamente que, para desenvolverem a sua sonoridade e identidade, foi necessário muito trabalho e esforço na sala de ensaio, em estúdio e, claro está, nos palcos. Têm tocado por todo o paÃs em bares e eventos, mas também em festivais alternativos e concertos diversos.
Contam já com uma centena e meia de concertos, assim como com duas mini-tours pelo paÃs. A vitória do Rocktaract 2001 permitiu-lhes ir pela primeira vez para estúdio gravar uma demo / e.p. que lançaram em Julho de 2001. Em Abril do 2003 gravaram o EP homónimo, nos MB Estúdios com a ajuda técnica de Mário Pereira, de modo a possibilitar a promoção da sua música junto do público, assim como para procurar parcerias ao nÃvel da edição, distribuição e management. Depois de estabelecida uma dessas parcerias ao nÃvel da distribuição com a Cobra Discos, os Budhi viraram-se para a produção do seu primeiro LP, uma vez mais em parceria com Mário Pereira nos MB Estúdios. Tendo conseguido um resultado bastante positivo com esta produção, a banda lançou KOAN ainda na primeira metade de 2007. Encontraremos BudHI sempre perdidos em dissonâncias catárticas, para usufruirmos desse mundo fiquemos atentos!
CONTACTO PARA ESPECTÃCULOS:
[email protected] +351 916 247 171