Composing eletoacoustic and soundscape music since 1998. Working with the new perspectivies in perceptual studies at phylosophy and cognitive science, applying it in soundscape compositional technology development. Some experience with soundtracks composition to movies of Londrina and São Paulo productions since 1998. Prize to best soundtrack composition at Curitiba Movie Festival in 2004 with Saudade, a short-movie in 35 mm, mixed in 5.1
Teaching music (instrument, theory, composition, technology and music education) since 1997. Working today at São Paulo West University, in Phonographic Technology Departament, and at Paraná State Public High-School, teaching Arts
And, since 1996 playing medieval with recorders, bagpippe and early percution, for fun
At 1994 was aluno de Música Eletroacústica na classe do professor Hélcio Müller, na Universidade Estadual de Londrina. Entre os anos de 1994 e 95 também teve aulas de composição com os professores H. J. Koellreutter, em São Paulo, e José Penalva, em CuritÃba. Ao final do curso de graduação em Música pela UEL, André iniciou sua pesquisa acerca da percepção auditiva através de estudos na área de Filosofia, e o fez através do curso de Especialização em História e Filosofia da Ciência, na Universidade Estadual de Londrina - UEL. Assim, em 1998 concluiu sua primeira peça eletroacústica: "Sinta-me". Composta no laboratório de música eletroacústica do curso de Licenciatura em Música da UEL. Foi feita a partir de procedimentos de edição e processamento de sinais no computador do laboratório, utilizando software de edição linear. Com os mesmos procedimentos foram compostas as obras: "Sobre o efeito da droga" - em três movimentos (1999 - 2000) e 'Das cinzas aos Beatles' (2001)
Sua quarta peça: "tom complexo esticado mono" (2002), representa o inÃcio de uma busca por novos formatos para a composição eletroacústica. Também é a sua primeira peça utilizando software multipista e não-linear. Essa obra data da época do final de seu mestrado em Filosofia (Universidade Estadual Paulista – UNESP), na área de concentração em Ciência Cognitiva e Filosofia da Mente. Sua dissertação (O reconhecimento de padrões sonoros no contexto da Ciência Cognitiva - UNESP - 2002) é pioneira em trazer a abordagem ecológica para os estudos em percepção auditiva. A partir desse momento suas peças vão se encontrar em diálogo permanente com a pesquisa acadêmica acerca da percepção sonora. Uma das principais consequências desse diálogo pode ser notado com o inÃcio das composições de paisagens sonoras, como "As estações" e "A prosa do mundo" - em dois movimentos, ambas para o espetáculo Charivari (2003) da Troupe AeroCircus de Londrina - PR
.
.
A obra: "Pessoal - duas canções sobre poesias de Ãlvaro de Campos" foi apresentada em 03 de outubro de 1999 no Teatro Ouro Verde, em Londrina.
.
PESSOAL: DUAS CANÇÕES SOBRE POEMAS DE ÃLVARO DE CAMPOS. - Londrina (1999).
Concertos Matinais - Teatro Ouro Verde.
BarÃtono: Carlos Eduardo Vieira
Pianista: Zuleica de Almeida
.
.
.
No ano de 2004 André produziu em parceria com o compositor Luis Felipe de Oliveira a peça "Pubscape". Tal obra é importante no sentido de que ambos os compositores já vinham pesquisando juntos há cerca de 2 anos sobre música, percepção e cognição. Isso faz com que a obra seja uma espécie de modelo, ou aplicação musical daquÃlo que vêem estudando.
No inÃcio de 2008, a peça "mais tarde" é uma pista do caminho composicional que será trilhado nessa segunda década de composição. mais tarde é uma peça novamente feita com texto, em português, como "Sinta-me", porém de caracter musical completamente distinto. A obra referencia diretamente procedimentos de música concreta e de paisagem sonora enquanto procura novos caminhos para a forma discursiva. A obra "La nuit de l'identité du monde" faz referência explÃcita ao conceito de noite do significado apresentado pelo filosofo M. Merleau-Ponty em seu livro " O visÃvel e o invisÃvel" para falar das multiplas possibilidades da geração do significado. Nesse sentido essa peça é mais uma proposta de relacionamento entre conceitos filosóficos sobre o estudo da percepção e as possibilidades estético-composicionais.
Você pode ler alguns textos meus em português em:
.
.
Leia sobre música e cinema em: http://www.rua.ufscar.br/artigos/00/andreluiz.htm
.
Assista palestra sobre criatividade e emergência com um dos maiores pesquisadores em percepção auditiva. O prof. Peter Carianni, da Harvard Medical School, apresentou no CLE - UNICAMP em julho de 2008, um trabalho sobre criatividade e emergência a partir de seus estudos com as time-coding networks. O Pirex (Fósforo Arte - Campinas) gravou e disponibilizou no youtube em 9 partes de cerca de 10 minutos. Aà está a primeira parte, é uma aula e tanto.
.
.
.
pra terminar c um tom mais pessoal...
...
.
São mais de dez anos dedicados à composição de música eletroacústica. Sem muita preocupação de receber qualquer elogio ou aprovação de quem quer que seja. Componho porque não consigo ficar sem compor. Componho e estudo sobre como compor operando a percepção auditiva através da operação de sons. Essas 13 peças são o que guardei desde 1998. Afora isso, tenho as coisas pra cinema (que na verdade só o saudade é que vale a pena. vale tanto que ganhamos o prêmio no festival de curitÃba) e as coisas acústicas que tirando a peça Pessoal, contam apenas como fase de estudos.
A peças eletroacústicas (como as que podem ser ovidas acima, foram tocadas em diversas ocasiões em Londrina, Maringá e Curitiba - PR. Em São Paulo, na cidade de São Paulo, Campinas e Presidente Prudente. Não são muitas apresentações, no entanto, como disse acima, não componho esperando a aprovação, ou para ser tocado. Componho porque não consigo ficar sem compor.