Os Azeitonas (Rádio Alegria já à venda) profile picture

Os Azeitonas (Rádio Alegria já à venda)

OS AZEITONAS (Rádio Alegria já à venda)

About Me

Nós somos os Azeitonas. Reivindicamos para nós próprios o estatuto de fiéis depositários de um Nacional-Cançonetismo perdido algures nas brumas do tempo, pelo direito alienánel à pretensão que assiste qualquer artista que se preze. Fazemos do "formato-canção" a tocha que nos alumia pelos trilhos perdidos da Música Ligeira Portuguesa, e usamos versos de amor como arma de arremesso e insurreição. A nossa banda é a maturação de muitos anos a ouvir em segredo Neil Diamond na estereofonia dos nossos pais, a disfarçar a emoção perante a batida dançante dos ABBA e a esconder o embaraço dos pelos iriçados pelas baladas mais românticas da Bonnie Tyler. A semente fica e continua, teimosa e autonoma, a crescer, acabando por medrar. Floresce inevitavelmente, assim que o medo e a insegurança estejam devidamente resolvidos. A bitola da estética reinante lança sobre o povo a sua tirania feroz, tentando matar as sensibilidades. Gostar de música romântica é hoje proibido por estas leis. É punível com sanções que podem ir até à exclusão total dos mais concorridos grupos sociais. Aceita o nosso humilde convite a esse acto de rebeldia sublime, que é o regresso às origens da apreciação afectiva da música, como se não existisse uma logica estética (nem sequer ética) a toldar os ouvidos de quem sintoniza uma frequência alternativa. Pois o homem em quem a emoção domina a inteligência recua a feição do seu ser a um estádio da evolução anterior, em que as faculdades da inibição dormiam ainda no embrião da mente.

PRAIA DO HOMEM DO LEME 20 JUNHO 2008

FOTOS AZEITOUR 2007

OLHA O NOSSO LIVRO JÁ À VENDA NOS ESCAPARATES DOS MELHORES RETALHISTAS DA ESPECIALIDADE (SECÇÃO DOS LIVROS)

O livro que é um CD: chama-se “Rádio Alegria” e é o mais recente projecto da banda “Os Azeitonas”. Produzido sob a forma de livro, de modo a poupar 16% de I.V.A. ao consumidor final, o CD que também é uma rádio, vai contar com várias páginas repletas de textos soltos, imagens, desafios e, evidentemente, algumas canções de amor.

O LIVRO

Cientes de que em Portugal um CD é considerado artigo de luxo, logo, sujeito a uma taxa de 21% de I.V.A., e que na compra de um livro, esse mesmo imposto acrescenta apenas 5% ao preço a pagar, os nortenhos Azeitonas decidiram inovar.

O CD

Numa iniciativa inédita, a banda vai lançar um novo formato – um livro que fala sobre uma rádio e que traz consigo… um CD. Totalmente grátis na compra do livro, o CD conta com a participação dos locutores João Francisco Guerreiro (TSF), Paulino Coelho (Renascença) e do guitarrista, vocalista e compositor Rodrigo Amarante, da banda brasileira “Los Hermanos”. Composto, tocado e produzido pelos Azeitonas, “Rádio Alegria” tem produção executiva de Rui Veloso, à semelhança do que já havia acontecido no primeiro álbum da banda. “Rádio Alegria” vai estar à venda entre 10 e 12 de Dezembro.

TEMAS NAS RÁDIOS E NA TV

O single “Mulheres Nuas” foi o primeiro sucesso dos Azeitonas. Lançado especialmente para a rádio, ingressou os principais tops e playlists nacionais. Para além de “Mulheres Nuas”, “Rádio Alegria” é composto por outras nove canções, das quais fazem parte “Quem és tu miúda” e “Tu pertences a mim”, que integram as bandas sonoras de êxitos como “Morangos com Açúcar” e “Deixa-me Amar”, actualmente em exibição na TVI.

RÁDIO ALEGRIA NA BOCA DO POVO

Blitz (4 estrelas em 5) "A música deste agrupamento da invicta mergulha nos anos 60,70 e 80 da Pop acetinada, desenhada para crescer na telefonia e alicerçada na percepção de que é com "melodias de sempre" que o mundo anda para trás. Que essa inevitável tendência para glorificar o kitsch em segunda mão não nos impeça de constatar que em Rádio Alegria" mora música bem tecida e cantada num portugês com métrica amiga da decência. E, pelo menos, três propostas de hit...".

JN (José Diogo Quintela, in "Crónica do Costume") "...Dá gozo ver um chico esperto [o estado] ser enganado. A banda os azeitonas (de quem sou apreciador, especialmente de 1/4 dela), para nao ter o seu último disco com iva a 21%, editou antes um livro (iva a 5%) com um disco de brinde.

Caras (Sugestões do mês) "Um Cd que também é um livro, ou antes o contrário? Esta a pergunta que se coloca perante o novo trabalho dos azeitonas, Rádio Alegria, criativo do princípio ao fim"

24h "Isto é que é pensar nos fãs!

Metro (4 estrelas em 5) "Em FM estéreo e muito bem sintonizado""

Focus (in "escolhas) "Pop descomplexada e eclética onde tanto cabe Tony de Matos como uma canção ligeira made in Hong Kong". Produção executiva tem assinatura de Rui Veloso"

Site "Reporter Estrábico (Radio Canadiana) "A ideia é genial, tal como a música"

Site "Frequência Jovem" (in "10 melhores albuns do ano") "(...) é obrigatório estarmos atentos a estes Azeitonas. O projecto é logo interessante pela ideia de vender o cd como um livro, isto é, um livro que tem grátis um cd! A verdade é que os livros são considerados cultura (e o iva é 5%) e os cd's não são cultura (e o iva é 21%)! Por outras palavras, Eu, Carolina é cultura, Rádio Alegria não o seria...vá-se lá entender este país! Para além desta insólita curiosidade, o álbum resgata um populismo muito português como já não se via há muito tempo, de forma sincera e apaixonante. Repito, obrigatório! ".

Com origens que remontam a 2002, numa altura em que não passava de uma brincadeira entre amigos, a banda nasceu para os discos pela mão de Rui Veloso. Em 2005, e com produção da Maria Records, propriedade do conceituado cantor e compositor nortenho, nasce o primeiro álbum da banda. “Um tanto ou quanto atarantado” é um salto determinante para o crescimento dos Azeitonas. Dois anos passados, surge agora “Rádio Alegria”. Um CD que é um livro, num livro que é um CD e que também fala de uma rádio.


I edited my profile with Thomas Myspace Editor V4.4 (www.strikefile.com/myspace)

My Interests

Music:

Member Since: 6/17/2007
Band Website: osazeitonas.com
Band Members: Marlon - Voz | AJ - Voz e guitarra | Nena - Voz | Salsa - Teclas | Ginho - Baixo | Roger - Bateria | Filk - Trompete | PJ - Sax | Radjid - Sax Barítono | João Vaz - Guitarra (convidado ao vivo)

Para marcação de concertos, entrevistas, etc: 932256711 (Pedro Barbosa)


Influences: Carlos Paião, José Cid, Beatles, Abba, Armando Gama, Yanni, Demis Roussos, Liberace, Engelbert Humperdinck, The Osmonds, Barry Manilow, Neil Diamond, Doce, Salada de Frutas, Taxi, etc.

NA IMPRENSA

Visão | Público parte 1 parte2 | Caras | Jornal Choque 1 2 3 | Focus | TV guia | Unica | Jornal de Notícias 1 2 3 : | Destak | Certa | Flash 1 | Flash 2 SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER
Email:

Hosted by M5 Subscriber List Management


Sounds Like:

REPORTAGEM DA QUEIMA DO PORTO (NOVO!!)

TELEDISCO DOS DESENHOS ANIMADOS (NOVO!!)

APRESENTAÇÃO DO LIVRO "RÁDIO ALEGRIA" NAS TARDES DA JÚLIA DA TVI

VIDEOCLIP "UM TANTO OU QUANTO ATARANTADO"

"NOME DA CANÇÃO" AO VIVO NO 6TEEN

COM ARMANDO GAMA NO "MAXIME"

COM JOSÉ CID NA BATERIA E R. VELOSO NA VOZ


Record Label: Maria Records
Type of Label: Indie