Formada em junho de 1998 na cidade de Salvador (BA) por Sandro "Beyrevra Old" (Lord Sacramental/Arkhon ton Daimonion) e Sidinei "Grim Abra-Melim Offilatrus" (Eternal Sacrifice/Arkhôn tôn Daimoniôn/Aborym) a Blessed in Fire tem como principal caracterÃstica a abordagem do lado oculto, mágico e essencial de forma consciente em suas letras e um som que mescla melodia e agressividade com fortes influências clássicas.
Com o lançamento da demo Reh "The Great Ascenssion", que teve boa aceitação pelo público e zines (à exemplo do Unholy's Magazine), surgiu a necessidade de incorporar mais membros à Blessed in Fire. Então, Donkston (Arkhon ton Daimonion) e Taumaturgie Pontifex Maximus (Dark to the angels) passaram a fazer parte da banda ficando assim a formação: Beyrevra Old (G/V), Grim Abra-Melim Offilatrus (G/K), Taumaturgie P. Maximus (B) e Donkston (D).
Com esta formação, em 18 de junho de 1999 a Blessed in Fire faz seu primeiro show ao lado de grandes bandas como a Eternal Sacrifice e Forsaken, no "The Night of Evil Spirits".
Após este evento, com o objetivo de enriquecer mais ainda a sonoridade da banda, é incorporado ao Blessed in Fire, Magister Templi Lhorde Haadaas Naberius (Eternal Sacrifice) nos vocais, ficando Beyrevra Old nas guitarras e ''backing vocals".
Desde o inÃcio da Blessed in Fire, Haadaas Naberius já participava de forma bastante significativa, contribuindo desde as composições, contatos e até mesmo na produção de "The Great Ascenssion", junto à Grim Abra-Melim. Neste mesmo ano (1999), a Blessed in Fire participa do festival "Hallowen Sabbath" na cidade de Santo Antônio de Jesus (Ba) ao lado das bandas Carnified (Ba) e Monasterium (PI). No dia 04 de dezembro, ainda, a Blessed in Fire se apresenta no show "Metal Atack", onde Haadas Naberius, novamente nos vocais e com sua grande habilidade, mesclou tons rasgados e épicos que se encaixaram de forma perfeita ao som da banda.
No ano seguinte, 2000, por problemas pessoais, sai Donskton e entra o "session member" Ives Albert na bateria, lançando a Demo Tape "The Guardians of Ocult Wisdow", com a seguinte formação do Blessed in Fire: Haadas Naberius (V), Beyrevra Old (G), Grim Abra-Melim Offilatrus (G/K), Taumaturgie Pontifex Maximus (B) e Ives Albert (D).
Com um tão já comum histórico de aperfeiçoamento técnico-musical, a Blessed in Fire realiza novas modificações em 2001 a partir da entrada de Edmar Oliveira nos vocais (ex-Gravelord) e de Ilma Nogueira no baixo. Com isso, a influência de Heavy Metal que já era explÃcita tornou-se dominante. No final deste mesmo ano, a banda grava o cover "The Forest of N´Gai" para um tributo ao Rotting Christ.
Em 2002, a banda passa por novas modificações, passando a integrar a Blessed In Fire Marco Brandão (contrabaixo e "baking vocals") e André Nascimento (bateria), ambos também ex-membros da Gravelord.
Em 2003, às vésperas do lançamento do Promo CD "The Essensse of Magic", Sandro "Beyrevra Old" se desliga da Blessed in Fire para dar consecução a um projeto pessoal de vida.
Com esta composição a Blessed in Fire solidifica seu mystic power metal com a sua caracterÃstica de sonoridade melódica e agressiva com elementos clássicos e letras que versam sobre magia, velhas religiões e civilizações.
Create your own visitor map!