O Moobwa nasceu em 2003 no Rio de Janeiro. Moobwa? Moobwa, mesmo? Exatamente como acontece com você que começa a ler este release, a banda despertou curiosidade pelo nome um tanto estranho. “É nada mais do que a palavra "álbum" ao contrárioâ€, informa o vocalista Duca Mendes, o maluco responsável pelo batismo do grupo e autor das canções. Com o primeiro EP, chamado "Da Janela", as músicas logo conquistaram o público. E as testemunhas acompanharam algumas mudanças na formação da banda e suas aparições em circuitos de shows conceituados como Melt, Teatro Odisséia e o lendário Garage(RJ), Citibank Hall (SP) - com Ludov - e Espaço Ceará Music (CE). Além disso, os músicos integraram o Projeto Sintonia, patrocinado pela Coca-Cola e a Rádio Cidade, no Rio de Janeiro, onde tocaram com o grupo Matanza.
Em 2006, o Moobwa lançou seu primeiro disco, "Nova". O álbum teve composições executadas na programação das rádios FM e TV. A música "Mais Tarde" virou ringtone de telefone celular graças à boa participação no festival "Oi Tem Peixe na Rede".
Atualmente, com EP "Marie", a formação conta com Duca Mendes (voz e guitarra), Daniel Wood (guitarra), Guga Leão (baixo) e Dudu Carvalho (bateria).
"O som é singular e recheado de imagens, levando o público a sensações pessoais e intimistas, porém com uma energia sem igual e generosa. De Pink Floyd a Radiohead, com pitadas fortes de Foo Fighters, o Moobwa se apresenta não como a salvação do rock, mas como uma renovação sincera e, mais que tudo, como um sentimento bom", diz Mendes.
Neste inÃcio de 2009, a banda divulga seu novo trabalho em São Paulo e continua ensinando as pessoas a pronunciarem seu nome...
Por Rodrigo Carneiro
Jornalista e músico
www.moobwa.com.br