Tudo começou em 98, quando Zeider e Fernandinho, colegas de escola, uniram-se ao amigo Samabaia para tocar covers de Bob Marley e Cia. na Feira da Vila Madalena, em São Paulo. Após essa apresentação, todos os acontecimentos foram positivos para a banda. Vieram somar e enriquecer o grupo Franja, Cuio e Juliano.
Enquanto tocavam em bares e casas noturnas, na capital e litoral paulista, os garotos desenvolviam suas próprias canções. A banda resolveu entrar em estúdio para gravar o CD, independente, produzido por Kiko Tupinambá. Lançaram então o single Que brota de terra,composto por quatro canções próprias. As músicas versam, sobretudo, a vida em harmonia co a natureza e toda a "positive vibration" caracterÃstica do reggae roots.
A música "Com certeza", fala da oa sensação de "purificar a alma" em um banho de cachoeira, marcou o inÃcio da carreira da banda. planta & Raiz dividiu o palco com celebridades como Gregory Isaacs, The Wailers, Tribo de Jah, Edson Gomes, Natiruts, entre outros. No I Festival Nacional de Reggae, em 2001, a banda foi a única convidada para representar São paulo e tocou para mais de 60 mil pessoas. O single já somava a venda de dez mil cópias.
Dirigido por Rick Bonadio, foi gravado o segundo CD Este é o Remédio, no Midias Estúdio, com a participação de Zé Orlando (Tribo de Jah). Seguido de seu lançamento alcançou a marca de oitenta mil cópias vendidas.
Em 2002, ogrupo recebeu o Prêmio Qualidade Brasil, atribuÃdo pelo International Quality Service, como banda de maiore destaque no meio artÃstico musical.
Paralelamente aos shows a banda compôs as músicas para um novo CD, De Cara por Muro, com a direção de Rick Bonadio, podução musical de Rodrigo Castanho e coordenação de produção por Kiko Tupinambá.
O CD foi lançado nacionalmente com catorze músicas próprias e uma regravação de "A dois passos o paraÃso", sucessodos anos 80 com a banda Blitz. A canção oi destaque nas rádios do segmento jovem em todo território nacional e ganhou um vÃdeo clip, dirigido por marcelo Rossi. Outro videoclipe da banda é "De cara pro mundo".
Em 2005 a banda gravou seu novo CD/DVD ao vivo, com participações especiais de Chorão (Charlie Brown Jr.), que cantou com Zeider a música tÃtulo do novo trabalho "Gueto do universo", Rappin Hood, Evandro Mesquita e Rick Bonadio.
Depois de alcançar o sucesso e a consolidação de sua carreira, a banda foi convidada a participar de dois projetos internacionais: o disco El Albun Verde, lançado na Argentina e que homenageava os Beatles através do reggae, e o CD Copa Reggae, com bandas do Brasil, Portugal e Angola.
O próximo álbum do Planta e Raiz já está em fase de pré-produção e deve começar a ser gravado no começo de 2007. Vale a pena esperar e conferir!!!!
© 2008 Banda Planta e Raiz. All Rights Reserved