About Me
Milena TorresCompositora, poeta, letrista e cantora.Possui cerca de cem composições registradas entre letras de música e poesia.
Estréia na poesia musicada participando de sarau em homenagem aos 10 anos de morte de Paulo Leminski, a convite do poeta e cantor Makely Ka e da poeta Alice Ruiz, em 1998.Como cantora inicia a sua experiência cantando em bares a partir dos 17anos de idade dividindo o palco com diferentes formações musicais. Em 2003 coloca em prática o projeto Ãrvore Musical Macumba. Encontro musical que destaca o ritmo africano e suas transformações. A banda estréia no mesmo ano no C.C.B.H com o show “O palco um terreiroâ€. No ano seguinte, se apresenta em duas ocasiões no FIT, durante os eventos do Bar do Fit e na festa de encerramento como convidados da produtora que realiza o evento, e a banda convida a Cia Primitiva de Arte Negra de Mestre João.
Em 2000, Milena produz show de músicas próprias na casa Matriz e faz parceria com o músico e produtor Fernando Muzzi em arranjo musical.Como compositora e letrista, tem a poesia “O mar pra mim†musicada em 2004 por Gustavo Negreiros, vocalista da banda Black Sonora. Essa parceria selou uma grande conquista quando a música foi escolhida para integrar a exposição Mundo Museu no Museu Histórico AbÃlio Barreto, que deverá ser prorrogada até o ano de 2009 e a música também integra a caixa de cd promocional da Radio Inconfidência. Sua mais recente parceria é uma letra de samba com a artista Raquel Coutinho. Algumas músicas de Milena compoem atualmente o repertório dos artistas: Marcelo Veronez, Léo Richard e SÃlvia Gommes.Como poeta, participa de concurso literário da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, em 2005. Apresenta seu primeiro recital em 2003, chamado “Poesia sobre mim, poesia para ti, poesia para todosâ€, no C.C.B.H, onde interpreta poemas de Manuel Bandeira, Paulo Leminski e CecÃlia Meireles.
Seu mais recente trabalho é o recital lÃtero-musical “A imagem, o silêncio e a entonação†apresentado na sala multimeios no centro de cultura belo horizonte, projeto que “improvisou†poesia, música e vÃdeo/imagem.O lÃtero-musical tem a intenção de divulgar uma poesia espontânea e muito feminina, criadas e musicadas por Milena Torres. Hoje com algumas dezenas de poesias, ela reafirma sua relação com a palavra pelo silêncio e pela inspiração, pelo amor e pela intuição e também a música.
O cuidado e o carinho pelas palavras tornou-se poesia em 2000, e o fio condutor foi o amor, ou melhor, a dor do mesmo. Até então havia musicado poemas de Manuel Bandeira e Paulo Leminski, destacando uma enorme admiração pela poesia de Fernando Pessoa.Milena Fernandes Torres é natural de Almenara, vale do Jequitinhonha, divisa com a Bahia, detalhe que influencia sua cultura e sua atitude. Em 1989 fez sua primeira letra e música, e desde o inÃcio tem uma tendência a procurar o despudor da expressão pela palavra.Olhos de Caboclo. Cabelos de Negro. Instinto de Ãndio.