Marco Stecz
Programa Último Volume | Lumen FM (Curitiba)
FOTOGRAMA - "ANDA, CORRE, VOA!"
Dirigido por Jean de Oliveira [ www.traumfilms.com ]
FOTOGRAMA - "RETICÊNCIAS"
Imagens por Adriano Ministro
RELEASE
por Natasha Ramos
A paulistana Fotograma surgiu como uma idéia do vocalista Luiz Campos, que aprendeu a tocar instrumentos sozinho. Sozinho ele caminhou, lançou um álbum, com a colaboração de alguns amigos, mas não demorou muito para que mais integrantes fossem convidados a participar do projeto, consolidando-o assim como banda.
Com músicas baseadas em arranjos de violão hipnóticos, com nuances de Jazz, Folk e MPB, temperadas a letras que falam dos sentimentos e da condição humana, a Fotograma vem tomando espaço na cena alternativa.
A banda começou como um projeto, idealizado por Luiz Campos Jr. (violão, voz, guitarra e gaita), em 2005, ano em que lançou seu primeiro registro, Sensorial.
Foi em meados de 2007, que Luiz decidiu oficializar seu projeto como banda. A princípio, chamou apenas Mariana Cetra (voz, piano, acordeon e flauta) - que já havia colaborado no EP Anda, Corre, Voa! - , mas não demorou muito para que Carlos Costa (contra-baixo), Paulo Matos (guitarra) e Fábio Barbosa (bateria) fossem incorporados à formação.
Antes, porém, Luiz chegou a tocar em outra banda, Comespace, Paulo tocou na Post, ambas extintas. Já Carlos concilia seu tempo com outra banda, a Continental Combo, assim como Barbosa, que toca na Gasolines.
[...]
Denomina-se fotograma cada uma das imagens impressas quimicamente na fita de celulóide do cinematógrafo. Em termos mais simples, é cada um dos quadradinhos (as fotografia) do filme revelado.
"Eu gosto muito de fotografia e cinema. Acabei tirando esse nome, justamente, dessa minha paixão por essas duas artes", explica Luiz. "A questão da imagem também está presente nas composições. A intenção é trabalhar a música enquanto imagem".
As influências da banda são diversas, vão desde a música clássica de Beethoven até as guitarras de Jesus and Mary Chain, passando por Milton Nascimento e Miles Davis.
Com tantas sonoridades mescladas fica difícil definir exatamente o som da Fotograma. Cada integrante traz a sua centelha musical ao todo, formando uma massa sonora criativa.
[...]
Trilha Sonora Intuitiva será o primeiro trabalho oficial da Fotograma,
que antes havia lançado o EP Anda, Corre, Voa! (2006), com 5 faixas,
e o álbum solo de Luiz, Sensorial (2005), com 15 faixas, bem ao estilo
homemade.
As inspirações para compor as canções, Luiz explica: "Meu método é muito intuitivo. Tenho facilidade de exteriorizar meus sentimentos através da música. Neste álbum, tratamos a deterioração do ser humano, com desdobramentos para visões otimistas e românticas".
Os planos do grupo para este ano consistem em
lançar
e divulgar o Trilha Sonora Intuitiva.