O que é?
O Cercal Rock é um festival de música moderna portuguesa, destinado a promover as novas bandas nacionais independentemente da sua origem e do estilo de música que praticam, proporcionando-lhes muito boas condições do ponto de vista técnico e logÃstico, de forma a que estas possam mostrar o seu trabalho num contexto digno.Onde se realiza?
O festival desenvolve-se anualmente na aldeia do Cercal, freguesia de Gesteira, concelho de Soure, distrito de Coimbra.Como e quando surgiu?
O Cercal Rock surgiu em 1997. A organização está a cargo dos Balbúrdia, uma banda que mantém ininterruptamente a sua actividade desde 1996. No seu primeiro ano de vida, os Balbúrdia depararam-se com enormes lacunas a vários nÃveis nos concertos que deram um pouco por todo o paÃs. Assim, surgiu a ideia de organizar um evento no âmbito da nova música portuguesa onde, todas aquelas lacunas encontradas fossem minimizadas, de forma a que as bandas tivessem á sua disposição os indispensáveis meios para desenvolver o seu trabalho.Quantas edições e quantas bandas já passaram pelo evento?
Em 2005 realiza-se a nona edição consecutiva do Cercal Rock, tendo ao longo dos anos participado cerca de 40 bandas.O público?
Embora se realize numa zona do paÃs sem grande tradição em matéria de música moderna portuguesa, o Cercal Rock tem-se conseguido assumir como um evento de extrema importância quer para quem participa, quer para quem assiste. A nÃvel local é já uma referência obrigatória no cartaz cultural concelhio, sendo que, através da participação de bandas de diversas regiões, conseguiu-se também extravasar as fronteiras regionais e, hoje no meio da nova música nacional, o Cercal Rock é conhecido de todos os interessados.A divulgação?
A divulgação do festival desenvolve-se em várias frentes. Em primeiro lugar através da Internet, onde é amplamente divulgado nos sites especializados, bem como através da mailing list da organização. Ainda neste âmbito, todas as informações acerca do evento estão disponÃveis no site da organização, em www.balburdia.com.
Depois acontece a divulgação na área da comunicação social, onde a organização faz chegar ao maior número de jornais e rádios, informação acerca do evento, sendo que nem sempre acontece o feedback em termos de divulgação ou cobertura jornalÃstica por parte desses meios de informação.
Finalmente, são os próprios elementos da organização que vêm para a rua afixar os outdoors promocionais do evento.A imagem?
Nas primeiras edições a concepção gráfica de todos os elementos associados ao Cercal Rock eram da responsabilidade da organização. Em 2002, essa tarefa foi deixada nas mãos de um designer amigo da organização, o que se veio a revelar uma mais valia para a imagem do evento, nomeadamente através da criação de um logótipo identificativo do Cercal Rock.Os apoios?
O Cercal Rock não tem qualquer fim lucrativo, porém tem um conjunto de despesas associadas que carecem de apoio logÃstico e financeiro para que o festival seja concretizado.
Assim, são de realçar os apoios concedidos pela Banda do Cercal através da cedência do espaço fÃsico onde se realiza o evento, dos apoios financeiros concedidos pela Câmara Municipal de Soure e pela Junta de Freguesia da Gesteira, e a divulgação e consequente cobertura jornalÃstica que tem sido dada pela Rádio Popular de Soure e pelo jornal O Popular de Soure. Depois, a organização recorre á angariação de patrocÃnios junto de empresas locais, de forma a equilibrar do ponto de vista económico a realização do Cercal Rock.Curiosidades?
Todos os anos a organização lança um conjunto de artigos de merchandising alusivos ao evento, como sejam t-shirts, pins, balões, porta-chaves, etc.
Desde 2002 foi criada a Rockriffa, uma espécie de quermesse onde são sorteados objectos ligados à música moderna portuguesa: cds, t-shirts, etc.
I edited my profile with Thomas Myspace Editor V3.6 !