1987 - 1991 A banda foi formada em agosto de 1987. A primeira formação que no chegou a gravar nenhuma demo, era formada por Markinhus (guitarra), Neny (bateria) - fundadores da banda - , Guigo (baixo) 'in memorian' e Diego nos vocais. Depois do primeiro show, que foi numa garagem do bairro Assunção, o trabalho da banda começou a tomar forma.
Com Markinhus agora também nos vocais, depois da saída de Diego, a banda realizou mais 2 shows de garagem, desta vez no Menino Deus. Os ensaios também aconteciam nas garagens do Menino Deus, uma lembrança certamente não muito agradável para certos vizinhos. As primeiras musicas que caracterizaram o tipo de som da banda foram "Punk Alienado", "Rumores", "Hiroshima", "Babaca não!!!", "Pra onde vai" e "Conflitos" - entre outras.
A maior facilidade era a de compor, desde o inicio a Colapso sempre teve seu próprio repertorio ensaiado e o som da banda revelava um estilo no muito familiar ao sul do pais. O estilo da banda era o Hardcore, mas acima de tudo o Hardcore puro, proveniente do norte europeu. Virtude que até então só a banda Cólera (SP) possuía dentre as bandas mais conhecidas de Punk Rock no Brasil. Os 'riffs' velozes e agressivos da guitarra, a batida seca e rápida com quebras de tempo no bumbo, a naturalidade do baixo e da voz formavam o som da banda Colapso. Os poucos covers que a banda tocava eram musicas do Cólera, Replicantes, The Exploited, Sex Pistols e Vírus 27.
Em 1988 a banda mudou de formação novamente, desta vez com a entrada de um novo baixista - Banana. Nesta época a Colapso começou a fazer shows em vários locais diferentes. Alguns foram nos festivais de musica da cidade (Colégio Farroupilha, Colégio Anchieta), em eventos escolares (Instituto de Educação), em festas punk (Yuri - Canoas), ou ate mesmo em praças públicas ???? ????º? (Bairro Fátima em Canoas) e bares de Porto Alegre.
A grande façanha da Colapso na época, foi a de obter o Premio Especial do Júri no F.I.C.A. (Festival Interno da Canção Anchietana), festival realizado no Colégio Anchieta. Nesta ocasião a banda foi sabotada durante as eliminatórias do festival por ter pixado todos os vestiários internos destinados aos músicos com o letreiro da banda. Os jurados classificaram a banda pela destreza no palco e pela originalidade da banda.
No dia seguinte vinha a recompensa. Pela primeira vez na historia do festival, que estava na sua décima edição, uma banda Hardcore classificou-se para a final e ainda levou um troféu (e segundo o depoimento de um dos jurados a banda teria vencido mas não lhe conferiram o titulo por causa da imagem dos integrantes e do som da banda). A musica vencedora era a primeira desta nova época da banda - "Marginal". Outras musicas como "Futuro Perdido", "Colapso Nuclear", "Doenças", "Sistema Podre", "Repressão Militar", "Fome", "Roubo e Trapaça", "Não quero saber" e muitas outras fizeram do ano de 1989 a época de mais sucesso da banda. Da mesma maneira que o som da banda, as letras também sempre foram impiedosas e ríspidas.
O protesto consciente em prol dos oprimidos sempre foi uma característica dos integrantes da banda. As injustiças sociais e econômicas do nosso pais que retratadas nas letras da Colapso estavam implacavelmente explicitas, mostravam que a banda queria um Brasil justo, sem corrupção, sem repressões, sem fome, etc. Outro tema importante que a banda sempre fez questão de abordar era a destruição das florestas e da natureza. Mais uma amostra da dedicação do grupo em favor de um pais mais justo, foi quando o G.A.L.P. (Grupo Anarquista pela Libertação Popular) promoveu dois shows em Canoas com a Colapso a fim de divulgar a ideologia anarquista do grupo. Na terceira fase da banda com a entrada de ???? ????º?André na bateria, Neny agora na guitarra, Banana no baixo e Markinhus nos vocais, a banda gravou uma fita demo chamada "Colapso em Alfa". A demo foi gravada em 1990 no estúdio Alfa, por isso o nome.
Depois entrou Renato no lugar de Banana, para formar o quarteto que gravou em 1991 a musica "Liberdade". E foi também com Renato no baixo que a banda Colapso fez o ultimo show da fase 1987-1991, junto com a banda Grisu, que foi num bar chamado Gotham City na rua Ramiro Barcelos em Porto Alegre. 2004 - _ _ _ _
Em
junho de 2004, o reencontro da Colapso, nova formação, agora
Neny (bateria e backing vocals), Renato (baixo e backing vocals) e Markinhus
(guitarra e vocal). O novo repertorio vai se formando com musicas antigas
da própria Colapso, algumas com arranjos diferentes e musicas novas,
também de autoria própria. As musicas novas tem sido todas em
inglês. O som da Colapso é praticamente o mesmo do inicio em
sua essência, as musicas rápidas Some Said e Sadly Outta Luck
revelam o lado nostálgico da nova Colapso, porem ha mais peso em musicas
como Abu Ghraib, Misfit e Public Display Of Aggression. A Colapso não
tem nenhum fim comercial, não tocamos pra satisfazer nenhum estilo
ou padrão, não estamos vendendo nada. Simplesmente usamos nossas
próprias idéias pra criar as letras e musicas. LONGA VIDA AO
PUNK ROCK.