João André profile picture

João André

About Me

João André Miraldo dos Reis Guedes da Piedade nasceu em 1976 no Porto.
Inicia aos 12 anos o contacto com o baixo eléctrico por via de seu pai, Alberto Jorge Piedade, com quem estudou na Escola de Jazz do Porto, ao mesmo tempo que ia dando os primeiros passos na sua carreira formando bandas e dando concertos.
Em 91 ingressa no Conservatório de Música do Porto na cadeira de contrabaixo, sob a orientação do professor Jean-Marc-Faucher. Por esta altura e até 95 trabalha com diversos projectos destacando-se os Roxigénio do guitarrista Filipe Mendes e mais tarde os W.C.Noise, banda de referência no universo Rock.
Em 95 entra na Escola Profissional da Música de Espinho, onde estuda sob a orientação dos professores Adriano e António Aguiar respectivamente como professor e professor assistente na cadeira de contrabaixo, Evgueni Zoudilkine em análise e composição, maestro Álvaro Salazar em historia da música, e maestro Kamen Goleminov e Ryzard Woycicki em música de câmara. Tendo feito parte da Orquestra da escola e do grupo de música de câmara com os quais fez vários concertos.
Em Abril de 96 é convidado por Mário Barreiros e Pedro Abrunhosa para fazer parte da nova formação dos Bandemónio, começando desde essa altura uma tournée que já o levou a vários países do mundo, destacando-se a primeira participação Portuguesa no festival Middem em Cannes.
Trabalhou e tocou, formal e informalmente, com alguns dos melhores músicos portugueses e estrangeiros como: Maceo Parker, Caetano Veloso, Zeca Baleiro, Lenine, Rui Veloso, André Indiana, José Salgueiro, Alexandre Frazão, Claus Nyumark, Acácio Salero, Nuno Guerreiro, Manel Cruz, Nuno Norte, Jacinta, Herman José, Mesa, Rui Teixeira entre outros.
Participa nas gravações do álbum Tempo e grava o disco de Pedro Abrunhosa ao vivo nos Coliseus, com os New Power Generation Horns, Ricky Peterson, e o engenheiro de som Tom Tucker.
Em Abril de 97 inicia com P.A. o trabalho para um musical a ser apresentado no festival dos 100 dias de nome O Rapaz de Papel com encenação de Juan Font e El Comedians onde faz também produção musical adicional.
Em Fevereiro de 98 grava para os produtores P.A. e Cláudio Souto o primeiro disco a solo de Diana Basto.
Em 99 grava o disco de Pedro Abrunhosa "Silêncio" onde fez produção auxiliar.
Fez, em 2000, parte da Orquestra do Salão Jardim do Coliseu do Porto.
Em 2001 inicia o seu trabalho na composição de bandas sonoras originais criando um grupo de trabalho de quem é produtor e que responde pelo nome de VARUNA.
Nesse trabalho, destaca-se a música da peça integrada no Porto Capital da cultura, "o dia em que a C+S fechou", encenada por Marcantonio Del-Carlo, e a banda sonora para a curta metragem "Zero" de João Costa Meneses, concorrente em vários festivais de cinema por todo o mundo. Trabalha na banda sonora de "O Novo Mundo" do cartunista António que ganha o prémio de melhor banda sonora no festival de cinema de Badajoz. Produz também nesse ano a banda sonora do filme de animação "tempo", uma  encomenda da afandega filmes.
Em 2001, gravou o disco dos Magenta com quem fez vários concertos destacando-se a primeira parte dos britânicos Lamb.
Em 2002 reformula com alguns dos Bandemónio o grupo Honey bee, com eles explora sonoridades que são para ele fundamentais: o Blues, Rock, Funk e Soul e toca em vários festivais de Blues.
Em 2003 grava de novo com Pedro Abrunhosa & Bandemónio e Mário Barreiros, o disco "Momento" sendo também co-autor dos arranjos do disco feitos na pré-produção do mesmo.
Em 2004 editado o acima referido disco ao vivo com o nome de Palco. É também convidado para ser director musical do cantor vencedor do Concurso ídolos Nuno Norte.
Em 2005 Grava o DVD intimidade de Pedro Abrunhosa.
Em 2006 grava o novo disco de André Indiana distilled and bottled.
Em 2007 Grava e toca ao vivo com o grupo Só Vicente. Grava também o disco "Luz" de PA & Bandemónio.
Em 2008 Grava o Primeiro disco de Alberto Índio a editar em 2009.
Em 2009 É director musical do espectáculo de homenagem a Carlos Paião pelos vinte anos de sua morte, onde é responsável por artistas como Jacinta, Herman José, Nuno Guerreiro e Mesa. Grava o disco de Indiana Blues Band, o seu novo grupo de blues.
Neste ano termina a sua ligação de 13 anos com o grupo de Pedro Abrunhosa coincidindo com a assinatura de um contrato discográfico com a nova editora do artista.
É também neste ano que lança o disco “Mundo Novo” com a sua banda Varuna.

Na parte pedagógica lecciona na Escola de Jazz do Porto como professor de baixo eléctrico, Contrabaixo e Combo desde 1998 sendo dos colaboradores mais antigos na referida escola.
É Desde 1996 patrocinado pela marca de instrumentos musicais Warwick.
Vão Ouvir Varuna, a minha banda de originais. É o primeiro grupo dos meus Top friends. Digam o que acham.

My Interests

Music:

Member Since: 3/31/2006
Band Website: myspace.com/varunamusic
Band Members:..
Sounds Like:
Record Label: Boom Studios Inc / Universal
Type of Label: Indie

My Blog

The item has been deleted


Posted by on