Square profile picture

Square

My Interests

Music:

Member Since: 23/03/2006
Band Members:

Abordar o assunto “SQUARE MUSIC” em poucas palavras é tarefa das mais difíceis. Descrever uma banda que presa pela singularidade em todos os sentidos, que é a singularidade em todos os sentidos não fica fácil e não se encaixa em nenhuma daquelas fórmulas prontas que se encontra em cada esquina.
Simples é falar, Square é integrado por Israel Barros no vocal e guitarra, JP no back vocal e guitarra, T Moraes nos baixos e Fabiano Oliveira nos tambores.
Difícil descrever em palavras a elegância de cada verso contado e cantado com tanta energia por uma voz que já vem com experiência trilhando um longo caminho de conquistas numa realidade peculiar chamada de “cena independente”. Israel Barros esbanja em suas composições um mar de sensações que fazem seu fãs saírem da inércia o tempo todo, a cada nova frase lapidada pelo poeta o “Square” te chama pra briga, te torna culpado, mas o melhor de tudo; os garotos sabem muito bem como estimular a mudança de estado de espírito que talvez seja o ápice da arte.
Do céu ao inferno, do inferno ao céu será o caminho do ouvinte em meio a um conjunto da obra extremamente sincero e honesto.
Com guitarras influenciadas por musica boa dos anos 50, 60, 70, 80, 90 e quem sabe até aquele melhor som que se teve noticias nas últimas semanas a dupla de guitarristas e compositores musicais, JP e Israel revelam uma sintonia perfeita entre cromáticas pegajosas e extremamente radiofônicas e seus duetos vocalizados com toda propriedade de quem respeita a arte musicada e tenta fazer com o mínimo de compromisso, mas o máximo de vontade.
Os “chefs de cuisine”, nada mais, nada menos que T Moraes nos baixos e Fabiano Oliveira na bateria mostram receitas simples e muito bem executadas, com autenticidade, sincronia e pegada de quem gosta do que está fazendo servem um saboroso prato que é chamado de “combinação perfeita”. Chamam atenção e são diferentes porque aliam vanguarda aos novos insights que rolam a cada novo prato lançado no menu.
Como toda obra ganha ponto no sabor e na apresentação, deleite-se no que se pode chamar de “show”.
Os garotos do Square desde seu início mostram aos fãs uma virtuosidade absurda em cada nova cidade que passam. Famosos por suas performances, são aguardados pelos palcos com a certeza de um show que vai ao extremo muito rápido, em meio a um malabarismo com o baixo e saltos por todos os cantos do palco resgatam a face mais entusiasmante da arte musicada.
Em seu histórico discográfico o Square carrega um EP, com pretensioso nome Primeiros Passos ao Infinito – (2003), com sucessos como: Lágrimas Contidas e Só Palavras. Lançado de forma independente.
Já seu segundo passo ao infinito se deu através do Full Length, com mais um pretensioso nome de disco, Maior que o Céu - (200X), este trabalho foi lançado e distribuído pela gravadora paulistana OneLifeRecordings e alcançou marcas de vendagem jamais conhecidas pelos garotos até aquele momento, rendendo uma agenda semanal bastante intensa e diversos convites para executar seus trabalhos por todo Brasil. Com apresentações pelo principal eixo musical, Square fez shows por todo Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, entre diversos outros locais, dividindo palco com diversas bandas do cenário nacional e internacional, angariando fãs por todas as partes Square seguiu sua agenda tocando com referencias do mundo fonográfico como, NOFX, MXPX, The Draft, e infinitas bandas do cenário atual nacional.
Com materiais consagrados como as músicas Maior que o Céu e Lentamente, lançadas em seu segundo trabalho é chegada a hora de recriar.
Através de uma iniciativa de uma rádio da cidade de Curitiba, Square foi convocado à participar do projeto Acústico Mundo Livre, projeto que consiste em pegar artistas da região e reproduzi-los em formato desplugado na programação da rádio. Mais uma vez os meninos surpreenderam e mostraram que entraram 2010 sem parcimônia com seu compromisso de trilhar passos ao infinito, apresentam uma maturidade musical de certo modo brutal, aquela sensação de “o que era bom, ficou ainda melhor”.
Segundo integrantes da banda, “não pára por aí” o projeto Acústico não vira trabalho oficial, mesmo porque foram gravações ao vivo, mas é bom botar as barbas de molho, porque o novo disco está por vir, perguntados, não souberam responder em que formatos trabalharão esse novo álbum, já que estão ligados em novas tendências de lançamentos querem trabalhar o planejamento com calma, mas prometem te incomodar, te desafiar e te comprometer ainda mais. 2010 teremos mais um prazer em reconhecer musica daqui, Square lançará seu novo DISCO, agora fica a pergunta, qual será o nome dessa próxima obra?!, já que eles não poupam esforços nem criatividade pra mostrar suas pretensões como tais artistas que são.
Type of Label: Unsigned