Aos 23 anos de idade, Antonio Loureiro é compositor, multi-Instrumentista, e atua em diversas frentes musicais de Minas Gerais. Acompanha Kristoff Silva como vibrafonista e baterista, É compositor e baterista do grupo Ramo que conqiustou o prêmio Pixinguinha2009 da Funarte.
Recentemente Antonio lançou na Sala Sérgio Magnani em BH. um trabalho solo de leituras de peças do compositor Guinga para Marimba e Vibrafone.
Em seu percurso pelo mundo da música Antonio Loureiro passou por diversos instrumentos e estilos. Baterias e percussões o levaram para o piano e a composição, passando pelo violão. A exatidão da musica erudita mesclada a força da expressão da musica popular do Brasil e do Mundo, o acompanha na sua veia criativa que pulsa a criação de uma nova canção popular brasileira que atrai a musica instrumental e sua liberdade, revelando essa mescla de sons, estilos e expressões contemporâneas.Está previsto para o inicio de Abril o lançamento de seu 1º CD autoral. Sem dar nenhum tipo de titulo ao CD, Antonio busca a identificação do publico com algum tipo de sentimento transmitido pela audição do disco. Antonio percebeu que para colaborar com essa liberdade de identidade que se quer gerar, ele deveria dar várias identidades visuais afim de provocar uma abundância de identidades visuais tão grande que fizesse o ouvinte se despregar da identidade visual do encarte e mergulhasse primeiramente na música, foco central da vida de Antonio Loureiro. Para isso ele conta com a colaboração do fotógrafo André Baumecker para gerar 10 capas diferentes para o seu disco. Estas 10 capas virão soltas dentro da caixa do CD, tendo o publico a oportunidade de escolher uma dessas imagens como capa do disco.Está cursando bacharelado em percussão na UFMG, se
especializando em composição e teclados de percussão. Pesquisa constantemente sobre a cultura popular do Brasil, tendo-a como forte influência em sua música.
Aos 19 anos, conquistou o prêmio Jovem instrumentista do banco BDMG, onde ganhou uma bolsa de estudos de 6 meses com o percussionista Santiago Reither (Cuba).Além do seu trabalho composicional de canções e musicas instrumentais, Antonio Loureiro realiza vários trabalhos importantes na cena musical do estado tais como:
-Kristoff Silva -Vibrafonista, baterista e arranjador
- Ramo-Baterista e compositor
- Mauro Rodrigues Quarteto
− Vibratrio-vibrafonista
− Misturada Orquestra-baterista e compositor
− Concerto solo de marimba e vibrafone interpretando peças do compositor Guinga.Gravou diversos instrumentos, programações eletrônicas e arranjos do disco Em Pé no Porto do parceiro Kristoff Silva, que conquistou 3º lugar do prêmio VISA, onde Antonio o acompanhou como baterista, vibrafonista e cantor. Antonio é integrante da banda de Krstoff Silva desde 2005. Recentemente gravou o DVD de Kristoff Silva atuando com baterista, vibrafonista e arranjador. Em março deste ano Antonio o acompanhou no SXSW2009 music festival em Austin Texas.
No fim de novembro de 2007, se apresentou no Joinville Jazz Festival junto a mais três compositores (André Rocha, Gustavo Figueiredo e Rodrigo Torino) fazendo parte da programação oficial que contou com artistas como Stanley Jordan, Itiberê Orquestra FamÃlia, Marcel Powell e outros nomes da nova música instrumental brasileira.
Foi convidado especial como Marimbista nos shows dos grupos Quebrapedra e América Contemporânea (Benjamim Taubkin) na Festa da Música 2008 em Belo Horizonte.
No inicio de 2009 aprovou e gravou o disco do grupo Ramo pelo projeto Pixinguinha da Funarte.INSTRUMENTISTA
Como baterista, vibrafonista, marimbista e Percussionista, desde 2000, Antonio trabalha ao lado de nomes como: Juarez Moreira, Toninho Horta, Chico Amaral, Flávio Henrique, Kristoff Silva, Ná Ozzetti, Robertinho Silva, Mauro Rodrigues, Duofel, Benjamim Taubkin (América Contemporânea), Enéas Xavier, Nivaldo Ornelas, Quarteto Monte Pascoal, Cléber Alves, Ivan Corrêa, Weber Lopes, Stephan Kurmann (SuÃça), Mauricio Ribeiro, André (Limão) Queiroz, Alieksey Vianna, Ãrio Júnior, Mariana Nunnes, VÃtor Santana, Nestor Lombida (Cuba), Santiago Reither (Cuba), Rafael Martini, Rafael Macedo, Ricardo Fiúza, Grupo Ramo, SuÃte para os Orixás, “A Outra Cidadeâ€(Makely Ka, Kristoff Silva e Pablo Castro) dentre muitos outros.COMPOSITOR
Como compositor de canções, tem parcerias com Makely Ka, Dudu Nicácio, Flavio Henrique e David Linx, além de canções de sua autoria.
Cantoras(es) e grupos como Pedro Morais, Verônica Ferriani, Kristoff Silva, Leonora Weissmann (Quebrapedra), Elisa Paraiso e outras(os) já interpretaram suas canções.
Como pianista e compositor na área instrumental, conquistou no inicio de 2007 o VII prêmio BDMG instrumental de composição e arranjo, um dos maiores prêmios do gênero do Brasil. Suas duas composições e seu arranjo de Bianca-Egberto Gismonti foram escolhidos por unanimidade pelos jurados presididos pelo maestro Nelson Ayres. Foi lançado com ampla distribuição o cd do prêmio com musicas dos ganhadores (em anexo).Já teve seu trabalho apresentado em várias casas e projetos no Brasil tais como Fundação de Educação ArtÃstica, Tempo de Música, Música de Domingo, 5ª poética, Música Independente, esta ultima que foi gravada e transmitida pela Rede Minas de TV e Rádio Inconfidência, Minas Contemporânea na sala Ibirapuera-SP, SESC Instrumental Brasil transmitido pela SESC-TV e SESC Ipiranga. Nos festivais: Mercado Cultural-Salvador BA, Jazz Savassi 2008-BH-MG, Joinville International Jazz Festival 2007, FIT2008-festival internacional de teatro BH-MG dentre outros. Em 2008 gravou em Paris-FR um programa de 1 hora sobre sua trajetória e trabalho, na rádio RFPP 106.3.