Português & English
O Tr3ze, uma certa proteção e sorte, apesar ser considerado como nefasto. Mais significativo que as trezenas mesmas sejam rezas ou devoções, cujo ritual está ligado ao simbolismo do número 13. O fatídico 13 é propício para praticar ritos de bruxaria capazes de provocar morte e doença grave. Ainda na linha do sinistro, acredita-se que treze é signo certo de desastre - os convidados podem morrer. Coincidência ou não, o número 13 significa tanto algo benéfico e positivo como algo extremamente negativo e maléfico; mas, o que permanece, com mais força, na memória, são seus aspectos negativos. Assim, a busca das explicações, um ciclo completo, duas faces, uma virada para o sol, outra para a escuridão, sorte e benefício, azar e prejuízo. E o centro que, de algum modo, se ocultou. Quod erat demonstrandum | O que era preciso demonstrar |.
Com letras em português e instrumental pesado o Tr3ze iniciou sua trajetória em meados de 2003. Formado por integrantes de outras bandas de Brasília como: Eduardo Melo (ex- quadrum) na guitarra, Mateus Araújo (Optical Faze) no baixo, P.H. (ex-Amok) na bateria e Getúlio Brasil no vocal.
Quanto ao estilo da banda, no mínimo é pesado, influências desde os anos 80 até as tendências atuais. Não é nossa proposta colocar sentido em nossas letras, a arte que produzimos é para o ouvinte se sentir livre em suas interpretações, podendo dar significado ao que lhe convém. Assim como o número 13, nossas músicas podem ser interpretadas como incertas. Com raízes fincadas nesse estilo O tr3ze surge como uma banda rica em originalidade, agressividade e com uma proposta inovadora dentro do metal moderno nacional. Como referência sonora, temos bandas como Vision of Disorder,
Deftones, Helmet, Mudvayne, Will Haven, Biohazard, Chimaira e Katatonia, que apesar de serem de origem estrangeira, nossas composições são todas em português.
Em 2004, um novo integrante foi adicionado a banda, Renato Carvalho. Esse assumiu o posto de guitarrista para trabalhar, juntamente com Eduardo, mais um elemento de construção nos arranjos e riffs. No mesmo ano, iniciamos uma seleção para um novo baterista - Paulo Henrique teve que deixar a banda - e conforme performance e entrosamento, escolhemos nosso brother Guigui Tanner. Em 2005, iniciou-se a gravação da primeira demo Anomalia 5, gravada e mixada por Jão em sua própria casa. A demo superou as expectativas sobre qualidade sonora, trazendo à tona o peso e a alma do 13. Síndrome da Insanidade Adquirida (2006). Este foi o nome escolhido para o novo álbum do O Tr3ze difícil descrever, mas uma coisa foi garantida: mais
uma vez a surpresa com os novos elementos trazidos à música da banda. Detalhes que a cada vez que se ouve, algo novo se destaca.
Após três anos trabalhando junto à banda, Renato Carvalho se afasta por prazo indeterminado. Qual seria a razão? Não se sabe ao certo... Ele teve as razões dele e a banda respeitou. Sendo assim, a banda voltou a ter quatro membros (1 + 3 = 4). O número 13 mais uma vez transtornou tudo. Enquanto negativo e fatalista, ele sugere transformação, renovação e transmutação. Uma mudança não necessariamente será algo negativo mas é quase sempre o fim de uma antiga forma de vida.
Portanto se você costuma ficar nos shows até o seu pai te ligar, o lugar fechar, algo melhor aparecer, amanhecer, a segurança mandar ir embora, todas bebidas acabarem, a(o) garota(o) que você estava de olho ir embora, rolar um quebra pau ou a polícia chegar, então já deve ter conhecido esses caras por aí com suas garrafas verdes.
0 tr3ze
[email protected]
Contato: 61 - 3367.1064 / 8154.4164 (Getúlio Brasil)
61 - 3468.4934 / 9938.3139 (Eduardo Melo)
..