Booking information: [email protected]
The Moscow Piano Quartet (MPQ) started its activity in 1989, at Moscow. Pianist Alexei Eremine and the cellist Guenrikh Elessine were the mentors of the ensemble and since then it has established as one of the world leading piano quartets. Influenced by their master, Valentin Berlinski – cellist of Borodine Quartet – the MPQ played almost all the works for violin, viola, cello and piano from the classical period to date. Quartet in Residence in Cascais since 1993, received the Cultural Merit Award and toured Europe and Japan on its almost 20 years of activity.
On 2005 violinist José Pereira and viola player and composer Alexandre Delgado joined the group and are invited by the main institutions and halls, working also closely with composers and presenting several premières.
Booking information: [email protected]
O Moscow Piano Quartet (MPQ), Quarteto com Piano de Moscovo, foi formado em Setembro de 1989 por Alexei Eremine (piano), Andrei Kevorkov (violeta), Guenrik Elessine (violoncelo) e Timofei Bekassov (violino), fruto de uma junção da vontade de Eremin e Elessine de constituirem um grupo de música de câmara.
Mantendo sempre uma constituição de base como quarteto com piano, os diferentes elementos têm constituÃdo variadas formações de música de câmara ou, ocasionalmente, integrados em orquestra. Entre os vários artistas com quem colaboraram, ou que foram convidados especiais do MPQ, contam-se Cláudio Armani, o Quarteto Borodin, Natália Gutman, Gabor Meszaros, Daniel Rowland, Andrew Swinnerton, Pavel Vernikov, Augustin Dumay e os portugueses LuÃs Cunha, Manuel Jerónimo, Paulo Gaio Lima, António Saiote e António Rosado. É de salientar a influência do grande mestre e famoso violoncelista Valentin Berlinski (do Quarteto Borodin), sobretudo no que se refere à afinação cuidada, à riqueza de sonoridades e ao conhecimento profundo das obras tocadas.
O primeiro concerto realizou-se a 25 de Janeiro de 1990 na Casa-Museu Lermolova, em Moscovo. Foi também nesse ano, a 30 de Junho, que o MPQ se estreou em Portugal, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro, o primeiro de uma série de concertos organizados pelo violinista LuÃs Cunha.
Seguiram-se concertos em Moscovo e São Petersburgo. Em Novembro voltam a Portugal, através da Oficina Musical, para participarem nas 5.as Jornadas Internacionais da Oficina Musical, temporada de 1990/1991, em Espinho, Porto e Famalicão. Entre as várias actividades de 1991 e 1992 com concertos em Portugal, Espanha, Letónia e Japão, é de realçar a participação no Festival «Dekabravski Vetcherá» («Noites de Dezembro»), realizado em Moscovo sob a direcção artÃstica de Sviatoslav Richter.
A partir 1993 passam a ter programada anualmente uma temporada de dez concertos com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, tendo sido assinado um protocolo no dia 6 de Dezembro de 1994, na Casa Verdades de Faria – Museu da Música Portuguesa. Ganharam então o estatuto de "Quarteto Residente". Desde a temporada 2004/2005, integram o grupo o violinista José Pereira e o violetista Alexandre Delgado.
O reportório do MPQ é vasto, ecléctico e estende-se a diferentes formações de música de câmara. O grupo tem vindo a realizar o seu principal objectivo, o de divulgar todas as obras escritas para violino, violeta, violoncelo e piano, desde o perÃodo clássico até aos nossos dias, incluindo as menos conhecidas. Empreenderam várias séries temáticas, como "Integrais de Mozart, Beethoven, Mendelssohn, Brahms e Dvorák", "Clássicos do Século XX", etc. Na esteira do seu interesse pela música contemporânea contactam sempre que possÃvel os compositores das obras estudadas, sendo de destacar Alfred Schnittke (cujo quarteto com piano executaram num concerto de homenagem a este compositor em Moscovo) e Fernando Lopes-Graça. Já interpretaram mais de uma dezena de obras em 1.ª audição, algumas das quais lhe foram dedicadas, como Lugares Esquecidos de LuÃs Tinoco (1998), Suite Atlântica de Eurico Carrapatoso (2000) e Quarteto com Piano da PatrÃcio da Silva (2004). Receberam em 2001 a "Medalha de Mérito Cultural do Concelho de Cascais" da Câmara Municipal de Cascais.