About Me
O Festival Vilatone ocorreu entre 19 de Julho e 15 de Setembro nas ruÃnas romanas do Museu Arqueológico do Cerro da Vila em Vilamoura, numa iniciativa inédita da Inframoura, com a instalação The Storyteller de João Pedro Vale , um projecto que partiu da estrutura arquitectónica pré-existente da antiga villa romana.
Em simultâneo e como parte integrante do programa da primeira edição do VilaTone - Vilamoura Mixed Media & Music Festival - estiveram ainda patentes ao público cinco instalações sonoras da autoria de Fernando Fadigas e Miguel Sá [variz.org], concebidas para conviver com a instalação de Vale e espalhadas pelo espaço: Through The Looking Glass com sons que se modificavam com a presença do espectador ao olhar para dentro de um poço; em Bone Machine, colocada nos antigos nichos funerários das ruÃnas, ouviram-se sons feitos a partir de ossos humanos; Em Light My Fire o movimento do Sol comandava o som da instalação sonora colocada na antiga piscina romana; no que era um antigo canal romano ouvimos sons aquáticos, By This River; e finalmente podémos descansar em Beyond The Horizon, numa cadeira de baloiço provida de dois auscultadores com uma peça sonora ambiental feita apartir de sons locais.
O festival VilaTone apresentou um cartaz variado de instalações, concertos e DJ's, servido pela editora/promotora variz.org .
A instalação/concerto Mon(o)rchestra , abriu o evento a 19 de Julho (20h) e consistiu numa performance inédita de António Chaparreiro, Fala Mariam, João Castro Pinto, Nuno Rebelo, Peter Bastien, Pedro Gonçalves, Rui Alves, Rui Viana e Sei Miguel, idealizada por Fernando Fadigas e Miguel Sá. Os instrumentistas comunicaram entre si dispersos pelas ruÃnas romanas do Cerro da Vila, ligados a amplificadores (mono) independentes. Na mesma noite Paulo Raposo mostrou Claps, peça composta e desenvolvida a partir do som de pedras de diferentes formas e tamanhos, estudando a topografia e a densidade dos movimentos geológicos em termos de amplitude sonora. João Aguilar foi o DJ de serviço.
A 12 de Agosto no Nikki Beach Vilamoura (23h), decorreu a festa de lançamento do catálogo da exposição patente no Museu Arqueológico do Cerro da Vila, com um 'live act' do sul-africano Portable , que apresentou em primeira mão o seu último disco Knowone Can Take Away Release (Perlon). Os DJ's Tra$h Converters e Vasco Fortes completaram o programa deste dia.
Finalmente, a 23 de Agosto (21h30) no Museu Arqueológico do Cerro da Vila, os WHIT - quarteto puramente centrado no gira-disquismo (vulgo pratos de vinil) - com o improvisador Travassos , precederam aos concertos de Fernando Ribeiro e Victor Gama . Ribeiro interpretou O Mar e os Pescadores, um trabalho conceptual assente em fontes sonoras recolhidas na zona envolvente da Ria Formosa, enquanto que Gama - autor do disco Pangeia Instrumentos, lançado por Aphex Twin na Rephlex Records - apresentou SOL(t)O, uma paleta sonora por vezes hipnótica e etérea, outras dinâmica e tempestuosa. ConstruÃda a partir de elementos percussivos e arpejos de cordas, explora as fronteiras entre elementos folk tradicionais, electrónica e música experimental.
Entrada Livre!