real editor best profile tools
..
OUTRO ANO, OUTRA PRAÇA E O ROCK DE BELO HORIZONTE ESTà DE VOLTA
Festival Outrorock 2009 acontece dias 3 e 4 de outubro, com 16 shows gratuitos na praça da Savassi; bandas unidas esperam entrar para o calendário oficial da cidade
Belo Horizonte é rock. As bandas da cidade que, no ano passado, arregaçaram as mangas para produzir um grande festival gratuito, em praça pública, repetem a dose nos próximos dias 3 e 4 de outubro, sábado e domingo. O Outrorock 2009, totalmente organizado pelos próprios artistas e com apoio da Prefeitura Municipal de BH acontece na Praça da Savassi, a partir das 13h, com 16 shows representando todas as vertentes roqueiras. O evento espera reunir, mais uma vez, milhares de pessoas e ainda contemplará uma edição da Feira do Vinil da associação Discoteca Pública, uma feira de moda, uma feira de música independente, DJs de vários estilos e será transmitido ao vivo pela internet (www.myspace.com/outrorock). O Outrorock tem patrocÃnio da Belotur - Companhia Municipal de Turismo, co-produção do Coletivo Pegada e apoio da ONG Favela é Isso AÃ.
PROGRAMAÇÃO
Entre os shows do Outrorock 2009 estão artistas de destaque dentro e fora de BH nos últimos anos. A mescla de estilos e gerações permite reunir uma seleção que vai do “indie clube da esquina†do Transmissor ao rock cru do veterano César MaurÃcio (ex – Virna Lisi e Radar Tantã). Do hip hop com guitarras do Julgamento ao experimentalismo do Graveola e o Lixo Polifônico. Do folk dos Dead Lover’s Twisted Heart à poesia do Carolina Diz, que faz seu show de despedida no Outrorock 2009.
SÃBADO 3/10 – A PARTIR DAS 13H
Monno
Dead Lover’s Twisted Heart
Pelos de Cachorro
Junkie Dogs
Cinza
Enne
Radiotape
Cães do Cerrado
DOMINGO 4/10 – A PARTIR DAS 13H
Transmissor
Graveola e o Lixo Polifônico
Carolina Diz
The Folsoms
César MaurÃcio
Julgamento
Cinco Rios
Aldan
*O Outrorock ainda conta com os DJs: Cris Foxcat, JJbz, Mi Simpatia, Amplis, Bossi e Vatos
OUTROROCK
O rock mineiro é referência desde os experimentalismos do Clube da Esquina, passando pelo heavy metal da década de 80, pelo pop rock dos anos 90 e por acontecimentos históricos como a realização do BHRIF (BH Rock Independent Festival), em 1994 na Praça da Estação. A capital de Minas Gerais é a sexta cidade mais populosa do Brasil segundo o último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica (IBGE). Entre os quase dois milhões e quinhentos mil belo-horizontinos, é tarefa fácil encontrar aqueles que tenham sua banda. Cada esquina, cada bairro, cada favela da cidade tem seus muitos roqueiros e suas guitarras, baterias, microfones, sopros, percussão e sintetizadores.
Em 2008, os artistas de rock da cidade juntaram forças para, simultaneamente, resgatar todo esse histórico e criar um evento capaz de promover a produção contemporânea da música independente mineira, uma das mais elogiadas e celebradas em todo paÃs e no exterior. Trabalhando coletivamente em todas as etapas de produção, realizaram o Outrorock, que reuniu mais de 4 mil pessoas em dois dias música na Praça Floriano Peixoto.
Em 2009, o Outrorock chega à Praça da Savassi após uma longa interlocução com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e a Belotur – Companhia Municipal de Turismo, que resolveram apostar ainda mais no rock como patrimônio imaterial da cidade de Belo Horizonte. Defendendo a representação da nova cena e dos laços históricos da capital mineira com a música, os artistas agora buscam diálogo, junto ao poder público, para incluir o evento no calendário oficial do municÃpio, junto a outros como o FIT (Festival Internacional de Teatro) e o Arraial de Belô.
PRAÇA DA SAVASSI
Instalado no quarteirão fechado da rua Antônio de Albuquerque – entre Alagoas e Cristóvão Colombo, o Outrorock 2009 legitima a identidade rock da região da Savassi que, desde a década de 80, é um pólo de encontro da juventude, da circulação de bens culturais e de entretenimento. O festival começa às 13h e promete contribuir, ainda mais, para o charme da região com música, convivência e a participação de um grande público de todas as idades e partes de Belo Horizonte.
FEIRA DO VINIL DA DISCOTECA PÚBLICA
O Outrorock 2009 abrigará a próxima edição da “Feira do Vinil e CDs Independentes†promovida pela associação “Discoteca Pública†e que acontece de dois em dois meses com a presença de várias lojas especializadas, colecionadores e apreciadores em geral para compra, venda e troca de LPs. A Discoteca Pública tem como meta e objetivo o resgate da Música Popular Brasileira através dos antigos discos de vinil, recuperando os movimentos musicais-culturais que mexeram com a estrutura sócio-politica do paÃs como a Bossa Nova, Jovem Guarda, Tropicália e Clube da Esquina.
COLETIVO PEGADA
Parceiro da edição 2009 do Outrorock, o Coletivo Pegada reúne agitadores, músicos, jornalistas, designers e produtores de Belo Horizonte, com o objetivo de fortalecer a cena alternativa da capital mineira, bem como fomentar o crescimento e melhorar a produção musical independente. Formado durante o segundo semestre de 2008, vem se firmando, através de muita vontade e dedicação de seus membros, como uma entidade formal e legÃtima de representação do cenário independente em Belo Horizonte.
ONG FAVELA É ISSO AÃ
Entendendo que o rock de Belo Horizonte não está somente no asfalto ou na região central da cidade, a ONG Favela é Isso Aà junta forças ao festival Outrorock 2009. A organização surgiu como fruto do Guia Cultural de Vilas e Favelas, idealizado pela antropóloga Clarice Libânio e publicado em agosto de 2004. A organização foi criada com o objetivo de proporcionar a construção da cidadania a partir do apoio e divulgação das ações de arte e cultura da periferia. A ONG tem também o intuito de contribuir para a redução da discriminação em relação aos moradores de vilas e favelas, promover geração de renda para as artistas, ajudar a prevenir e minimizar a violência, melhorar as condições do fazer artÃstico e acesso ao mercado cultural.
SERVIÇO
OUTROROCK 2009
16 Shows, Feira do Vinil, Feira de Moda e Música Independente
.. 3 e 4 de outubro (sábado e domingo)
Horário: 13h
Local: Praça da Savassi (Antônio de Albuquerque, entre Alagoas e
Cristóvão Colombo)
Entrada: Franca
Informações: www.myspace.com/outrorock
------------------------------------------
TV OUTROROCK é uma nova iniciativa das bandas independentes de BH. Desta vez, a idéia é produzir conteúdo audiovisual diversificado, estabelecendo diálogo entre a música e a cidade, promovendo a valorização de Belo Horizonte e seus artistas.
TV OUTROROCK 2 – PELOS DE CACHORRO NO AGLOMERADO DA SERRA
A banda Pelos de Cachorro é a atração da TV OutroRock 2, gravada em meio ao complexo de vilas e favelas do Aglomerado da Serra, região centro sul de Belo Horizonte. No quadro Abobrinha, conheça um pouco dos jovens movimentadores do coletivo Pegada, outra forte iniciativa de apoio à cena independente mineira.
PELOS DE CACHORRO NO AGLOMERADO DA SERRA / MÚSICA: ESTRAGOS SUTIS / CAMERA: HUMBERTO TEIXEIRA / AUDIO: EULER TEIXEIRA / PRODUÇÃO: MARIANA ZANDE , ARTÊNIUS DANIEL, BRUNO MIARI, ROBERT FRANK, CÉSAR GILCEVI /
AGRADECIMENTOS: COMUNIDADE DO AGLOMERADO DA SERRA, BAR DO BECO SÃO MIGUEL
TV outrorock APRESENTA 2 :: PELOS DE CACHORRO NO AGLOMERADO DA SERRA from outrorock on Vimeo .
AGLOMERADO DA SERRA
Sete grandes vilas conjunturadas, tendo uma população superior aos 100 mil habitantes, formam o maior complexo de favelas de Belo Horizonte, deitado aos pés da Serra do Curral – um dos grandes sÃmbolos da capital mineira - há mais de 50 anos. O imenso jardim humano de cores, jeitos e histórias de vida que reluzem no Aglomerado é semelhante à sua vasta gama de artistas, projetos e atividades culturais como o samba, o hip-hop, a literatura, o grafite, o teatro, o funk e o rock dos becos e esquinas desse que é um dos pontos altos de BH em seus 111 anos de vida.
PELOS DE CACHORRO
Na cena de Belo Horizonte desde 1997, sendo fundadora do movimento Faverock nas periferias da cidade e com três trabalhos lançados, a banda Pelos de Cachorro é um grupo de "arte-rock" com influências de Radiohead, Nick Cave and the Bad Seeds e Smashing Pumpkins. Explora o conceito de produção multi-artÃstica e investe no uso da poesia, teatro, cinema e artes visuais. Os Pelos já se apresentaram em espaços importantes de Belo Horizonte e de outras cidades, como no Teatro Noel Rosa, no Rio de Janeiro em 2001 e na Câmara Municipal de São Paulo em 2002. Recentemente o grupo foi destaque no FAN (Festival de Arte Negra) e FIT (Festival Internacional de Teatro), ambos em Belo Horizonte.
TV OUTROROCK ABOBRINHA 2 – COLETIVO PEGADA(MG)
Levamos a garotada crescida do coletivo Pegada, um dos novos motores da cena independente de BH, para um breve mergulho em uma piscina de bolinhas da capital. Veja como eles se saÃram nessa conversa sobre música, trabalho coletivo e, claro, bolinhas.
TV OUTROROCK EM DESTAQUE NA IMPRENSA
É com muito orgulho que agradecemos o apoio de todos que têm endossado a idéia da TV Outrorock em MG e nacionalmente, incluindo os órgãos de imprensa como o programa Alto Falante (Rede Minas), Jornal Estado de Minas e a TV Cultura. Veja o que eles já falaram:
"A surpresa dessa edição (do Alto Falante) foi o clipe 'Fuso horário 1', gravado em um plano-sequência num antiquário de Belo Horizonte, música (guitarra e acordeon) e câmera dos jovens fundadores da Outrorock TV. Merece estar em qualquer festival. Pra vencer."
Ernesto Rodrigues, ombudsman da TV Cultura. Jornalista e professor da PUC-Rio, trabalhou na Rede Globo, entre 1986 e 1999, onde desempenhou diversas funções, entre elas, chefe de redação da Globo-SP e da sucursal de Londres. Foi repórter e editor do Globo, Jornal do Brasil, IstoÉ e Veja.
"O termo moderno é coletivo, mas pode chamar de "gente unida por uma ótima causa". Eles aceitam... A causa é urgente: reunir boa parte das novas bandas da cidade em torno de um festival produzido por elas mesmas, além de outras iniciativas, como a TV Outrorock, excelentes peças de vÃdeo divulgando a nova música da capital. Não se assuste se encontrar TV ligada em algumas casas de shows da cidade."
Thiago Pereira, jornalista e um dos assinantes da coluna Esquema Novo, do jornal Estado de Minas às sextas-feiras. Também é produtor e repórter do programa Alto Falante, da Rede Minas de Televisão.
PROGRAMAS ANTERIORES
TV OUTROROCK 1 :: CINZA NA LAGOINHA from outrorock on Vimeo .
TV OUTROROCK 1 : CINZA NA LAGOINHA
A edição 1 do programa TV OUTROROCK registrou a banda CINZA, de Belo Horizonte, no tradicional bairro da Lagoinha, região central da capital mineira. A proposta da outrorock TV é transmitir um diálogo entre a estética e a sonoridade na cidade, promovendo a valorização de Belo Horizonte e seus artistas.
Depoimento: Seu Sebastião, morador da rua Itapecirica, Lagoinha
Locação e colaboração: Velho Armazem Itapecericia - "Coisantiga"
Rua Itapecerica, 613, Lagoinha BH (31)3428.0029 [email protected]
Agradecimentos: Moradores e Comerciantes da Lagoinha
LAGOINHA
Sombreada por trás do complexo de viadutos, túneis e trincheiras que levam ao centro de Belo Horizonte, a Lagoinha é um bairro de memórias esquecidas e depredadas no coração da capital mineira. Antiga região boêmia, ex-reduto de bailes, dançarinos, seresteiros e artistas de rua, teve sua época de ouro nas décadas de 50e 60, com o brilho de seus casarões históricos e dos muitos bares sempre abertos e lotados durante toda a noite. O avanço do progresso na cidade trouxe a decadência da Lagoinha, com a demolição de grande parte do bairro para a construção do metrô e do grande complexo viário, o que inclusive virou letra de samba: "Adeus, Lagoinha, estão levando o que resta de mim. Dizem que é força do progresso, quando é noite eu peço para ver seu fim", do compositor Gervásio Horta.
CINZA
Banda de Belo Horizonte inspirada em rock e literatura, o Cinza é formado por Artênius Daniel, Jennifer Souza, Diego Mancini e Ariomester Nascimento. Nascido em 2002, a partir de um conto da escritora Marina Colasanti, suas músicas remetem a um universo de nostalgia e belezas envelhecidas, passeando pelo indie, britpop, rock brasileiro e com reverência a prosa de escritores como Clarice Lispector, Érico VerÃssimo e Lygia Fagundes Telles. A banda expressa música simples, inÃcio, meio e inÃcio, estrofe, refrão e saudade, trilha sonora sem filme. Com guitarras, baixo, bateria, pianos e sintetizadores, o Cinza é rock a punho próprio, com capricho nas harmonias e ritmo firme. O grupo prepara o lançamento de seu primeiro registro, "Fogos na Véspera", nos formatos CD, DVD e livro. As músicas estão sendo gravadas no estúdio Máquina, do baterista do Skank Haroldo Ferreti, com produção de Fernando Prado.
www.myspace.com/bandacinza
outrorock TV ABOBRINHA 1 :: Lafusa (DF), Tião, A Obra e o drink from outrorock on Vimeo .
outrorock TV ABOBRINHA 1 :: Lafusa, Tião, A Obra e o drink.
O outrorock TV ABOBRINHA 1 encontra banda brasiliense Lafusa interrogando Tião, clássico e querido barman d..A Obra, sobre o melhor e pior deste club infernal de belo horizonte. De quebra, um drink explosivo.
Confira agora!
..