About Me
Ricardo Zohyo é contrabaixista, compositor, produtor e arranjador. Toca também violino, bandolim e rabeca.
Aos onze anos começou a estudar violino no Conservatório Musical e Dramático de Santana e posteriormente com Alberto Jaffé até os dezessete anos. Em seguida passou a estudar contrabaixo elétrico e acústico, arranjo, composição e harmonia com Cláudio Bertrami (lÃder do grupo Medusa e um dos mais solicitados músicos de estúdio do Brasil, tendo gravado com João Gilberto, Elis Regina e Sarah Vaughan) até a idade de vinte e dois anos. Estudou contrabaixo acústico e matérias teóricas como percepção, rÃtmica, estruturação, harmonia, contraponto entre outras na Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Aos dezenove anos teve sua primeira experiência com o grande músico Hermeto Pascoal que o convidou a participar de um show seu. Mais tarde Ricardo foi convidado a ser contrabaixista substituto no grupo de Hermeto Pascoal (2001-2002) e passou por todo um aprendizado de linguagem onde aprendeu suas estruturas harmônicas e rÃtmicas, improvisação, conceitos, etc. Parte desse estudo se deu também com o contrabaixista Itiberê Zwarg. Ricardo Zohyo também complementa sua formação com uma série de workshops, master classes, cursos e oficinas com músicos como Brandford Marsalis, John Patitucci, César Camargo Mariano, Tibô Delor, Marcos Machado, Wilson Sukorski entre outros.
Suas performances mais relevantes foram ao lado de Hermeto Pascoal (Crowne Plaza-1992 e como contrabaixista substituto de seu grupo-2001/2002), Cláudio Bertrami (contrabaixista do grupo Nova-1991/1993 e como assistente no II Encontro de Contrabaixistas - Sesc Consolação/1992). Robertinho Silva, Quinteto de Contrabaixos Liderado por Itiberê Zwarg, Laércio de Freitas, Nenê, Vinicius Dorin, Jane Duboc, Arismar do EspÃrito Santo, Léia Freire, Bocato, Teco Cardoso, Natan Marques, Neil Rounick, Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeon, Antônio Bombarda, Toninho Ferragutti, Heraldo do Monte, Guelo, Benjamin Taubkin, Marcio Bahia, Mane Silveira, Mike Shapiro, Natalie Carter, Naor. Músico e produtor do compositor Renato Teixeira-2001/2005. Também na área de música popular tocou com Almir Satter, Elomar, Xanguai, Cris Aflalo, Chico Lobo, Gereba, Mônica Salmaso, Ana Luiza, Rolando Boldrin, Chico Saraiva, músico e produtor de Pena Branca entre outros.
Durante oito anos participou do trio Curupira. André Marques e Ricardo zohyo ficaram durante um ano criando a concepção musical do grupo, compondo repertório e realizando vivências musicais com muitos e maravilhosos bateristas até a chegada de Cleber Almeida que completou a formação do trio. O Curupira nasceu de um feliz encontro de ideais e afinidades de seus integrantes. Determinados a desenvolver um trabalho diferenciado, fruto de pesquisas musicais e culturais, tendo por base a genuÃna música do Brasil, eles percorrem todos os ritmos e eliminam qualquer fronteira entre estilos. A sonoridade é densa, a harmonia é rica e a personalidade é marcante. O nome foi escolhido por se referir ao personagem mÃtico do folclore brasileiro encarregado de proteger as florestas e os animais. O trio assumiu uma missão semelhante: a defesa da música e da cultura brasileira. Ricardo Zohyo deixou o grupo no final de 2002.
Dirigiu uma orquestra num curso onde passava parte de sua experiência musical com Hermeto Pascoal num projeto que se chamava Hermetismos Pascoais com inÃcio no Sesc Consolação em 2002/2003 transferindo-se para a Funarte de São Paulo 2003/2005.
Leciona desde 1990 sendo o responsável pela metodologia de ensino de Cláudio Bertrami.
Realizou muitas trilhas para teatro como O Sorriso de Ana.Trilhas para o curta metragem do projeto 48 horas do canal TNT - O Mendigo e a Rosa/2005, e dos longas metragem Ao Sul de Setembro-2005 e Tapete Vermelho-2005.Como produtor de discos já fez trabalhos para Renato Teixeira, Pena Branca, “Espaço Imaginário†de Fabiano de Castro, “Rosário†do grupo Nhambuzim, “Na Paleta do Pintor†de Tânia Grinberg, entre outros.
Atualmente se dedica a dois trabalhos autorais. O Espelho D’Alma que é um quarteto formado por Nenê (bateria), Toninho Ferragutti (sanfona), André Juarez (vibrafone) e Ricardo Zohyo. É um projeto de música contemporânea instrumental, que pesquisa as raÃzes da música brasileira na sua origem indÃgena, ibérica, árabe, africana entre outras, dissociando-as e potencializando-as sem perder sua identidade; onde a experimentação sonora de timbres e funções musicais se une à música do mundo rompendo barreiras entre o erudito, o popular e o folclórico. Outro trabalho que vem realizando é a composição de um repertório de contrabaixo solo onde Ricardo procura colocar sua visão sobre o instrumento. Também toca com Chico Saraiva e Pena Branca.