Myspace Layouts - Myspace Editor - Hot Graphics
As Ganhadeiras de Itapuã é um grupo cultural que foi constituÃdo com a finalidade de resgatar as tradições culturais de Itapuã, especialmente para homenagear as antigas ganhadeiras da época em que o bairro ainda era uma pequena vila de pescadores. O grupo foi batizado com este nome também para homenagear as mulheres negras â€ganhadeiras†, escravizadas ou libertas, que no século XIX viviam do ganho, ou seja, da venda de produtos alimentÃcios transportados na cabeça, dentro de tabuleiros e gamelas em várias cidades do Brasil.
O trabalho do grupo é um belo musical, que envolve cantigas, cirandas e o samba de roda praieiro de Itapuã. Estes ritmos compõem a base do espetáculo que busca contar um pouco do que era o jeito de ser e de viver do itapuãzeiro*. O grupo é composto por mulheres, homens e crianças com idades que variam entre 08 e 77 anos. São lavadeiras, baianas de acarajé, domésticas, donas de casa, costureiras, músicos, profesores, produtores e estudantes.
As Ganhadeiras de Itapuã já se apresentaram por 02 vezes em Festivais de Cultura Popular realizados no estado de Goiás: no Encontro Afro-Goiano – (Sebrae-Go) – em maio de 2006 e no VII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, em julho de 2007. Participou do “Show das Ãguas†ao lado de Margareth Menezes, Mariene de Castro, Gerônimo e Saul Barbosa, no Teatro Castro Alves - Salvador-Ba. Realizou a abertura do show do percussionista Gustavo Di Dalva, durante o 13º PERCPAN, também no Teatro Castro Alves, em Salvador.
Em dezembro de 2007 o grupo recebeu o Premio Culturas Populares 2007 – Mestre Duda 100 Anos de Frevo, concedido pelo Ministério da Cultura do Brasil. E em 2008 o grupo participou da mini série Ó Paà Ó da Rede Globo de Televisão, ao lado do ator Lazaro Ramos e do elenco do Bando de Teatro Olodum.
CONTATOS:[email protected]
(55) (71) 9936-2091 / 3249-4185
(55) (71) 9103-4294 / 3249-5508
(55) (71) 8829-5575 / 9911-8010
*Era como o nativo de Itapuã se autodenominava em relação àqueles que não pertenciam ao lugar.
..Fotos: Claudio David (Background do perfil, I Mercado Cultural de Itapuã, Teatro do SESC, Enciclopédia Digital de Itapuã); Edvaldo Borges (Gravação do Mosaico Baiano, As Ganhadeiras e A Chegança; Salviano Filho (Capa, II CIAD e Santo Antonio); Layne Redmond (Festa da Lavagem 2008).
As Ganhadeiras de Itapuã no Band Verão