Zelito Medeiros profile picture

Zelito Medeiros

About Me

Zelito Medeiros

Pianista e Compositor

Iniciou seus estudos musicais em Ribeirão Preto (SP), prosseguindo-os em 1978 no Rio de Janeiro (Escola de Música Villa-Lobos e Escola da OSB).

Em 1981, muda-se para Recife (PE) e lá estuda com a pianista e compositora Marisa Rezende (Harmonia e Composição) e com o maestro e arranjador Clóvis Pereira (Arranjo). Nesse período compõe para teatro, fazendo música e direção musical de "O Menino Maluquinho" e da revista musical "Tal e Qual Nada Igual".

De volta ao Rio estuda arranjo com Ian Guest em 1987 e nesse período forma duo tocando violão com a flautista Andréa Ernest Dias, apresentando composições de sua autoria.

Em 1991 faz seus primeiros trabalhos como pianista, com destaque a casa noturna Au Bar, onde foi levado pelo pianista Luiz Eça.

Toca no Mistura Fina de 1997 a 2003 em apresentações solo, em duos e trios, com Chaplin, Fernando Leporace, Edson Lobo, João Palma, Ricardo Costa, Marcelo Bernardes, Jorge Oscar, Getulio Pereira, entre outros; no Horse's Neck, no Hotel Sofitel, de 1998 a 2003. Atuou por diversas temporadas no Chico's Bar, Le Pre Catelan, St. Moritz Bar, Livraria Letras e Expressões, Hotel Novo Mundo, Carioca da Gema, Sagrada Mistura, entre outras.

Apresentou seu trabalho de compositor em diversos locais no Rio como CCBB, Centro Cultural Justiça Federal, Casa de Cultura Laura Alvim, Sesc's, Casa de Cultura da Estácio, Rio Design Barra, etc.

Em 1998 toca no projeto "Hermeto e os Novos" no CCBB, onde apresenta composições suas com quinteto instrumental. Neste projeto toca também com Hermeto Pascoal e Guinga.

Em 2002 lança seu primeiro CD, intitulado "Boa Notícia", com boa acolhida de crítica e público - recebe quatro estrelas no jornal "O Globo" e é pre-selecionado ao Prêmio Tim de Música.

De 2004 a 2006 se apresenta no St. Moritz Bar, na Casa da Suiça. Lá faz apresentações solo, duos, trios e bandas com músicos como Gabriel Grossi (gaita), Franklin da Flauta e Kim Ribeiro (flauta), Joana Queiroz (clarineta), Tony Botelho, Adrian Barbet, Jorge Oscar e Alex Malheiros (contrabaixo), entre outros. Lá faz diversas temporadas com a cantora Mariana de Moraes.

Recentemente fez apresentação do seu trabalho de composição no Espaço Rio Carioca, com Joana Queiroz (clarineta e sax), Tony Botelho (contrabaixo) e Lucio Viera (bateria).

Em fevereiro de 2009 fez apresentações no Bar da Roda no Forte Copacabana, tocando repertório de samba instrumental e bossa nova, com quarteto formado por Marcelo Bernardes (sax e flauta), Pedro Cristiano (contrabaixo) e Ricardo Costa (bateria).

Atualmente faz apresentações de piano solo na sala vip da TAM e em duos e trios no Bar do Marcô, em Santa Teresa, no Rio de Janeiro.

___________________________________________________________ Para comprar CD contactar: [email protected]

My Interests

Music:

Member Since: 4/23/2008
Band Members: COMPOSIÇÕES E ARRANJOS de ZELITO MEDEIROS LÂMINA CD Boa Notícia Piano: Zelito Medeiros Sax-Soprano: Zé Carlos Bigorna Sax-Tenor: Marcelo Bernardes Flauta: Andréa Ernest Dias Trumpete: Nelson Oliveira Contrabaixo: Luiz Alves Bateria: Ricardo Costa CHORO LENTO Gravado ao vivo no Rio Design Barra Zelito Medeiros: Piano Marcelo Bernardes: flauta e sax-soprano; Matias Correa: contrabaixo; Ricardo Costa: bateria CHORO CIRCULAR Gravado ao vivo no CCJF Piano: Zelito Medeiros Flauta: Franklin LUZ DOS SEUS OLHOS Gravado ao vivo Zelito Medeiros: Piano; Marcelo Bernardes: Flauta; Daniel Santiago: violão; Tony Botelho: contrabaixo Ricardo Costa: bateria CAMINHO DO MAR Gravado ao vivo no Carioca da Gema Zelito Medeiros: Piano Flauta: Franklin; Contrabaixo:Matias Correa; Ricardo Costa: bateria ORIENTAL Gravado ao vivo no CCBB Zelito Medeiros: Piano Zé Carlos Bigorna: Flauta (solo); Marcelo Bernardes: Flauta; Luiz Alves: contrabaixo; Ricardo Costa: bateria
Influences: O seu trabalho de compositor e instrumentista reflete o caminho escolhido: equilibrar elementos da música popular, do clássico e do jazz. Sua música revela raízes brasileiras nas diversas pulsações rítmicas e sua sonoridade harmônica e melódica a algo muito peculiar e universal ao mesmo tempo, com influências que remetem ao jazz, a bossa-nova, ao impressionismo, neomodalismo, politonalismo, etc. No seu trabalho de pianista se dedica a incursôes na obra de Hermeto Pascoal, Pixinguinha, Moacir Santos, Tom Jobim e o repertório abrange o jazz, a música popular brasileira e americana, a bossa-nova, o samba instrumental e o choro. Considera como suas grandes influências a música popular brasileira, o jazz e o clássico moderno. Considera como grandes ícones contemporâneos: Hermeto Pascoal, Moacir Santos, Bill Evans, Herbie Hancock, Wayne Shorter, Egberto Gismonti. Como ícones de todos os tempos: Bach, Chopin, Debussy, Ravel, Stravinsky, Ernesto Nazareth, Villa-Lobos e Pixinguinha.
Record Label: Unknown Major
Type of Label: Major

My Blog

The item has been deleted


Posted by on