About Me
Marcelo Oliveira
Natural de Nova Friburgo (1968), interior do Estado do Rio de Janeiro, Marcelo Oliveira estudou música à partir de 1982 com diversos professores, destacando Rubens Coêlho Gomes, naquela época professor da Banda Campesina Friburguense em sua cidade natal além de José Carlos de Castro, José Botelho e Paulo Sérgio Santos. Recentemente participou de mastes classes com os flautistas Rafaelle Trevisani e Michel Bellavance.
Atuou como músico sinfônico em várias Orquestras do Rio de Janeiro – destacando a Sinfônica do Teatro Municipal do RJ, a Sinfônica da EM-UFRJ e a Sinfônica do Conservatório Brasileiro de Música, a Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros do RJ. Em Curitiba atuou nas orquestras de Câmara da Cidade de Curitiba, Orquestra de Câmara Brasileira. Nesta experiência como músico de orquestra Marcelo já esteve acompanhando em shows ou tournées nomes da música internacional como Egberto Gismonti, André Geraissati, Paulo Moura, Wagner Tiso e Naná Vasconcelos.
Como professor, Marcelo participa de vários festivais e master classes em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Curitiba, Maringá, Londrina, Cascavel, e Antonina, e desenvolve atualmente cursos de iniciação musical e aprimoramento com instrumentos de baixo custo e materiais reciclados (pÃfanos de bambu).
Como concertista foi acompanhado por diversas orquestras, privilegiando em seu repertório autores brasileiros para seu instrumento. Foi regido como solista pelos maestros Roberto Duarte, Mônica Vasquez, Nelson Ayres, LÃgia Amadio, Maximiliano Cobra e Oswaldo Colarusso. Como camerista atuou em diversas formações, tendo sido vencedor de concursos nacionais com o Quinteto de Sopros de Curitiba, o Quarteto de Clarinetas do CBERJ principalmente.
Atua desde 1992 como Primeiro Clarinetista Solista na Orquestra Sinfônica do Paraná. Marcelo também atua na música popular, executando além da clarineta, a flauta transversa, o saxofone soprano, o piano, percussão, pÃfanos e uma “marimba de vidroâ€, a exemplo de vários grupos que formou ou integrou como o quarteto Taquara Rachada (1997), o trio Pé de Chinelo (2001), e o grupo de música instrumental Regional De Repente (2000). Atualmente é diretor musical e integrante do grupo Brasilidade (2002), grupo este com diversas premiações (2° Jazz Festival e 8° Prêmio Saul Trumpet) e um CD gravado ao vivo no Teatro GuaÃra em 2002, onde também desenvolve composições e arranjos.
Ainda em 2003 Marcelo recebeu o prêmio Novos Talentos, por ocasião do Circuito Cultural do Banco do Brasil na etapa Curitiba.
Em 2006 dirigiu o Brasilidade no espetáculo Bluishmen - Homenagem a Moacir Santos, com obras do mestre compositor brasileiro que completou 80 anos naquele ano, com DVD lançado posteriormente, em 2007.
Desde 2005 Marcelo atua também na música flamenca como flautista, participando de diversos espetáculos com as diversas companhias e escolas de flamenco em Curitiba e Londrina.
Em 2007, à pedido da comissão artÃstica da OSP, compôs a música Eu, Passarinho! em homenagem ao poeta Mário Quintana, que teve sua estréia em setembro de 2007 no Teatro GuaÃra, com a regência de Paulo Torres.
Ainda em 2007, integrou um quinteto dirigido por Felipe Hickmann, com suas obras, realizando uma série de apresentações pela rede pública de ensino. Este programa realizou apresentações diversas em teatros em Curitiba, como o SESC Centro e Da Esquina, e em novembro próximo realizará apresentação no Teatro Paiol.
Em 2008 realizou um trabalho de pesquisa com o Concerto para Clarineta e Orquestra de Mozart, apresentando a versão original do compositor pela primeira vez no Paraná, com uma clarineta basseto, como solista da Orquestra de Câmara da PUC-Pr, em junho passado. Este mesmo concerto foi filmado pela TV Lúmen para transmissão nacional.