Vicente Jordão é compositor e intérprete, com formação no choro e no samba.
Desenvolveu uma formação sólida em MPB e Bossa Nova, a partir dos estudos das letras de Chico Buarque, da harmonia de Tom Jobim e do violão e da batida João Gilberto. O perÃodo dedicado ao estudo da ciência da harmonia musical no CIGAM (Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical) deu-lhe a capacidade para vôos mais ousados, como é o caso de suas composições atuais.
Filho de Jose Benevenuti, compositor e acordeonista autodidata, Vicente cresceu ouvindo o passear dos dedos sobre o teclado do velho Scandalli 120 baixos, executando música regional em companhia dos músicos de choro da localidade, músicos estes que hoje atuam profissionalmente, como é o caso do violonista (violão 7 cordas) de Altamiro Carrilho, Pedrinho Bastos, de quem, inclusive, Vicente Jordão comprou seu primeiro violão aos 14 anos de idade.Na busca do domÃnio das harmonias mais complexas da nossa música, procurou aproximar-se de instrumentistas que, à época, estivessem nesta mesma direção. Foi o caso de Sidão Santos (baixista) e dos irmãos Ronaldo (baterista) e Vanderlei Silva (percussonista), todos hoje instrumentistas consagrados, integrantes de bandas de artistas brasileiros de primeira linha.Para o desenvolvimento de um potencial vocal que pudesse sustentar a interpretação de suas próprias composições, buscou formação especÃfica sob a orientação de Chico Donadoni e Cris Dellano.
Em 2006 atende ao convite do amigo de infância Sidão Santos (além de baixista com sólida carreira musical, formado em arranjo pela Escola Villa Lobos e bacharel em composição pela UFRJ, despontando como revelação entre os arranjadores da música brasileira) para o desenvolvimento de um trabalho autoral, levando em conta a qualidade e maturidade de suas composições recentes. Convida então os poetas André Calazans e Alexandre Cabral a se unirem à dupla, fechando assim, um criativo grupo musical de letras, músicas e arranjos que permeiam todo a sua produção recente.
Em fevereiro de 2007 entra em estúdio para gravar "POR AMOR", seu primeiro disco que, além da música-tÃtulo, trazia também outras 8 composições próprias. Com produção e arranjos de Sidão Santos, Vicente contou com a dileta companhia de um time de instrumentistas de altÃssima qualidade, como o próprio Sidão Santos, Ronaldo Silva, Vanderlei Silva, Pretinho da Serrinha, Neni Brown, Marlon Sete, Gláucio Martins (Galego do Samba), Bruno Ribeiro e Domingos Oliveira. Não foi outro o resultado se não um disco impecável, conquistando o elogio de músicos e profissionais da área fonográfica.Formação:
VICENTE JORDÃO: voz
SIDÃO SANTOS: violão de 7 cordas, baixo e arranjos
DOMINGOS OLIVEIRA: cavaquinho
VANDELEI SILVA: percussão
RONALDO SILVA: percussão e bateria
GÃUCIO MARTINS: flautas, sax e clarinete
E DUAS VOZES FEMININAS PARA CORO
contatos/contact:
[email protected]