About Me
Jorge Peña - nascido no Uruguay, fotógrafo, percussionista e sonoplasta. Formado no II nivel de Reik pelo Mestre de Reiki, Nassim, em São Paulo.
Em 1977 em Montevideo, com o Grupo Teatro 8 apresento "Entre Pitos y Flautas" de Ricardo Fontana e coreografias de Adriana Lagomarsino.
Participou de uma turnê com Mercedes Sosa pelo Brasil, 1987.
The Seoul Sister Cities Folk Music & Dance Festival,viajou para Seul (Coréia) com o grupo de dança Afro- Contemporânea "Batá Kotó" junto a o Mestre Dinho Gonçalves.
Diretor musical do grupo de dança Triana Flamenca, direção artistica de
Andrea Guelpa.
Desenvolve texturas e paisagens sonoras desde 1976 para Dança e Teatro.
No teatro fez parte do Grupo Ornitorrinco com os espetáculos: O Doente Imaginário e Sonho de uma Noite de Verão durante turnê por México, Estados Unidos, Costa Rica, Espanha e em longa temporada em São Paulo, 1990/1994.
Com a Companhia de Teatro Pessoal do Faroeste, do diretor Paulo Faria, da qual faz parte até hoje, apresentou os espetáculos,
"Rei dos Ventos", "Sabiá", "Um Certo Faroeste Caboclo" e "Rebento", colaborou na direção sonora dos espetáculos, "Os Crimes do Preto Amaral" e "Labirinto Reencarnado", agora montando "Ibejis" para a temporada 2009.
Com o Grupo de Euritmia de São Paulo, apresentou o espetáculo "Amálgama" em turnê pela Italia, Holanda, Suiça e Alemanha.
Desde 2003 realiza encontros e oficinas de percussão, coordenação motora e sonoplastia no seu estúdio em São Paulo.
Texturas Sonoras, seu primeiro CD, foi gravado por Slivio Franco, Sound Design, no seu estúdio Bunker SA. e maxterizado por Célio Barros no estúdio da PMC em São Paulo 2008.
Em 2004 e 2005 realizou workshops em Escolas Waldorf e Universidades em várias cidades da Alemanha, desenvolveu o trabalho "Sonoplastia dos Sonhos" na Penitenciária 1ª de Brackweede da cidade de Bielefeld.
Dirigiu a oficina de Sonoplastia e Memória Auditiva para o Núcleo Experimental do teatro Popular do SESI - SP.
Fez parte da Orquestra Mediterrânea, composta por 24 músicos de diferentes regiões do Mar Mediterrãneo, músicas no Myspace/Youtube.
Participou do evento comemorando os 10 anos da Companhia Nova Dança junto a Tica Lemos, Cristiane Paoli Quito e Lu Favoreto, em São Paulo.
Com a coreógrafa e dançarina LetÃcia Sekito criou as performances Instantâneo e Corpo Plástico.
Com Luciana Bortoletto e Gil Grossi vem pesquisando um trabalho com dança, textura sonora e poesia Haikai.
Desde julho de 2006 a dezembro de 2007, desenvolve o projeto "Sonoplastia dos Sonhos" dentro do PresÃdio Feminino de Sant'Ana, este projeto foi apresentado no Congresso da XVII FLAPAG VI Jornada do NESME VIII jornada da SPAGESP, pela psicóloga Flávia Levisky.
Participou da 1ª e 2ª Jornada de Cinema Silencioso da Cinemateca Brasileira.
Com a direção de Isabel Setti da Escola de Arte Dramática - EAD/ECA/USP dirigiu as texturas percussivas do espetáculo "Traço Sonoro de uma Certa Boda".
Junto ao diretor de teatro André Pizza, fez a direção sonora e sonoplastia ao vivo dos espetáculos, "O Homem Célebre" e "Sobre Devorar e Ser Devorado", ambas obras de Machado de Assis.
Com Ricardo Neves têm montados dois espetáculos de dança, "A Perseguida" e "Briga de Galo", os dios contemplados pelo porjeto "O Masculino na Dança" do Centro Cultural São Paulo.
Desde 2006 apresenta junto à Viviane Querino, Celio Barros e Zé Gomes o projeto Lîla, espetáculo de livre improvisação.
IV Visões Urbanas, festival internacional de dança em paisagens urbanas, com Luciana Bortoletto, dança, e Audrey Hojda, desenhos com pedras.
ÑANDE RU, Eduardo Contrera, Armando Tiberio, Edson Ghilard e Jorge Peña grupo de percussão.
Encontros de dança no Centro Cultural São Paulo, junto a Leticia Sekito e José Romero.
Oficinas de Sonoplastia e Memoria Auditiva em Ipatinga, Minas Gerais, para a Compania Flux de Dança.
LA VOZ DEL TAMBOR, cuerda de tambores con Beto Lopes tambor piano, Emilio Azevedo tambor repique, Leonardo Azevedo tambor chico, Jorge Peña tambor chico e Oziel na trompeta, São Paulo.
VEJA FOTOS DOS TRABALHOS MENCIONADOS NOS ÃLBUNS.
..
..