NIVITO GUEDES como é chamado no meio artÃstico, em Macapá, tem o gosto pela música desde a infância, já que cresceu entre cabos e instrumentos musicais do conjunto “Os Mocambos†de seu pai Hernani Vitor Guedes, músico, compositor, violinista – de quem herdou o amor e a paixão pela arte. Nivito, aos oito anos de idade obteve suas primeiras orientações musicais com o ilustre Mestre Oscar, pioneiro da música Amapaense.
Posteriormente ingressou no Conservatório Amapaense de Música onde fez musicalização e piano clássico. Influenciado pelo contato e a vontade de tocar música popular se apresentou em programas de rádio, cantando e tocando violão (ainda criança), em serestas e em rodas de choro, guardando na lembrança a influência dos acordes de João Pretinho, Gato e Amilar Brenha, o timbre de Dona Raimunda cantando choros e samba, e de muitos outros nomes da música amapaense.
Em Belém, cursando engenharia civil na década de 80, começou a tocar profissionalmente, pela noite paraense, em um grupo de samba e pagode, com parceiros como Jurandir do Cavaco, Josemar (o boca), em rodas com amigos como Adamor Ribeiro, Paulo Moura, Almino entre outros. Devido ao seu eclético e variado repertório não demorou a trilhar carreira solo em espaços culturais, restaurantes e bares de Belém.
Vieram as apresentações em diversos festivais de música, em destaque para o Festival da Música Amapaense da TV Record, em Janeiro de 2008, obtendo o 2º Lugar, Melhor Arranjo e Música mais Popular. Possui músicas gravadas em CD’s de coletânea, Single “To em Macapá†e de festivais, assim como também por Interpretes da música Amapaense como PatrÃcia Bastos e Juliele. Sua banda é composta por músicos reconhecidos pelos seus talentos.
“TODAS AS LUAS†é o primeiro cd solo de Nivito, suas composições, sempre marcadas pela irreverência rÃtmica de suas melodias, na qual mistura a cultura Amazônica (o Marabaixo, Batuque - folclore Amapaense) com estilos e gêneros da música brasileira e uma forte influência do swing caribenho, o diferenciam e caracterizam um estilo próprio e único criado por esse artista para cantar a nossa música popular brasileira.
Seu show é inteiramente autoral e suas composições retratam uma diversidade de gêneros musicais que engloba desde caracterÃsticas rÃtmicas locais/regionais (indÃgena; Marabaixo; Batuque; Zimba; o Carimbo, merengue e outros), extrapolando a fronteira do extremo norte Brasil-Guiana (pela forte influência do swing caribenho) e chegam ao estilo romântico. Mais especificamente, nesta diversidade, dentre as composições de NIVITO encontramos a música regional em si, reggae, pop-rock, xotes, baladas românticas, etc, sempre reverenciando; através das fusões rÃtmicas que faz; o folclore e a cultura Amapaense.
Background from Google search result