O que é a Marcha Global da Marijuana?
A MGM – Marcha Global da Marijuana - é uma iniciativa internacional, pacÃfica, que tem lugar em várias cidades do planeta em simultâneo, sempre no primeiro sábado do mês de Maio.O objectivo desta marcha é chamar a atenção dos governos, dos decisores polÃticos e das instituições relacionadas com as drogas e a toxicodependência em concreto, e da sociedade civil em geral, para as vantagens da legalização / normalização do cultivo, venda e consumo de canábis planeada e baseada na realidade e em factos cientÃficos; e para a ineficácia e o falhanço da proibição na sua missão de reduzir o consumo, o tráfico de drogas e o crime associado.
Em 2008, a Marcha Global da Marijuana vai ter lugar no dia 3 de Maio em mais de 180 cidades em todo o mundo.
O que é a COM.Maria?
COM.Maria é o nome que adoptamos como Comissão Organizadora da Marcha Global da Marijuana LISBOASomos uma plataforma apartidária e não-violenta de cidadãos conscientes, informados e, por isso mesmo, preocupados, que dispensamos um Estado paternalista que nos imponha o que podemos ou não consumir com base em teorias obsoletas e tendenciosas e em acções de uma ineficácia mais do que comprovada. Queremos poder consumir com dignidade e em segurança sem termos de recorrer a traficantes e “dealers†de rua que, à revelia de qualquer regra ou lei, sem a mÃnima ética e isentos de impostos, vendem produtos adulterados e sem o mÃnimo controlo de qualidade.
Defendemos a legalização e lutamos por ela sem, com isto, ter por objectivo incitar ao consumo de qualquer tipo de substâncias. Acreditamos que cada cidadão deve ser livre para fazer as suas próprias escolhas e as consequências que daà advenham são da sua única e exclusiva responsabilidade.
Os nossos objectivos são:
* A legalização e regulamentação da canábis para todas as suas utilizações.* A descriminalização total do consumo de Canábis por adultos, regulamentando modos de obtenção como o cultivo para consumo próprio ou a compra em estabelecimentos ou outros organismos autorizados e regulados.
* Encorajar o estudo e a pesquisa, públicos ou privados, das muitas utilizações benéficas da planta Cannabis Sativa L para o seu uso industrial, social, recreativo e medicinal.
As nossas propostas são:
* Remoção da canábis e de todos os produtos derivados da planta das listas de substâncias controladas, anexas à lei 15/93 e das respectivas adições a estas listas.* Desburocratizar e dar prioridade ao cultivo e à indústria de canábis para a produção de energia renovável (biomassa; biodiesel; etanol) e para a produção de fibra e pasta de papel. Desde que esta produção seja feita de forma sustentável e com respeito pelas populações.
* Permitir que médicos e outros profissionais de saúde tenham a possibilidade de recomendar o uso de canábis no tratamento terapêutico, sintomatológico ou para a melhoria da qualidade de vida, nomeadamente, a doentes de SIDA, cancro, em tratamento de quimioterapia, esclerose múltipla, glaucoma ou doença de Chron, entre outros que com o seu uso possam ter melhorias de saúde e qualidade de vida.
* Despenalização da posse, consumo e cultivo de canábis e de todos os produtos derivados desta planta.
* Criação de regulamentação para o fornecimento, comércio e compra legal de canábis por adultos.
* Criação de regulamentação para estabelecimentos públicos onde o consumo de canábis por adultos seja permitido.