Cravo-da-Terra profile picture

Cravo-da-Terra

About Me

O grupo Cravo-da-Terra iniciou seus trabalhos em 2000, apresentando-se em bares e cafés, executando arranjos próprios para clássicos da música brasileira. No ano de 2005 o grupo lançou, de forma independente, o seu primeiro CD autoral, intitulado “Cravo-da-Terra”. Para o lançamento o grupo realizou shows no teatro do SESC POMPÉIA em São Paulo, no Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro e no Teatro Álvaro de Carvalho em Florianópolis. Em 2006 o grupo realizou uma turnê nacional com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, levando o show de lançamento para Curitiba, Goiânia, Brasília, Salvador e São Paulo, divulgando e difundindo a música contemporânea de Santa Catarina. No ano de 2007, como reconhecimento deste primeiro trabalho, a cantora, flautista e compositora Ive Luna – vocalista do grupo – recebeu o Troféu Cata-vento como melhor cantora do circuito nacional independente, eleita pela Rádio Cultura AM de São Paulo. Neste mesmo ano o grupo foi um dos cinqüenta selecionados no programa Rumos Itaú. Em março de 2008 o grupo lança seu segundo CD, intitulado “Infinito Som”, que passeia perto da música tradicional brasileira, tendo-a como ponto de partida. Apresenta, porém, uma sonoridade contemporânea, colorida por contrapontos de cordas, flauta e percussão, em canções compostas por arranjos singelos e espontâneos. Trata-se de um cardápio festivo da música brasileira, que expõe ritmos apreciados em festas e feiras populares do país, como o coco, o maracatu, o baião e a moda de viola. Não é preciso empenho para digeri-lo, pois o som do Cravo-da-Terra, neste segundo CD, é para apreciar sem esforço.

My Interests

Music:

Member Since: 02/02/2008
Band Website: www.cravodaterra.com.br
Band Members: Ive Luna: voz e flauta transversa - Mateus Costa: contrabaixo acústico - Marcelo Mello: violino, viola e violão - Pedro Cury: violão - Rodrigo Paiva: percussão
Sounds Like: As fotos de "Infinito Som", "Até quarta-feira" e "Hermeraldo" são de Alessandra de Haro. A fotos de "Onde" é de Sílvio Pereira da Silva. Os desenhos de "Baiã" e de "Na beira do mar" são de Júlio Mano........................................................ ............................................................ .....A música do Cravo-da-Terra tem aroma. Tem cheiro de azul raro. Toca todos os sentidos. Uma música de curar mesmice, como aquele odor capaz de curar o tédio (l’olors d’enoi gandres) que o trovador provençal Arnaut Daniel imaginou no século 12. Porque o grupo Cravo-da-Terra não se curva à música “de mercado”, mas, ao contrário, cria música para além dos músculos e vértebras: cria música para a paisagem dos ouvidos. Pois a tranqüilidade do Cravo não é dormência, é potência serena. E há ainda a conjugação certeira entre o som das palavras e o idioma dos acordes e há a excelência dos instrumentistas e há essa Ive Luna que parece tocar, delicadamente, um instrumento de voz chamado iveluna. Como não vulnerar diante dessa música extraordinariamente límpida, entre o erudito e o popular? (Dennis Radünz - jornalista e poeta catarinense)object width="425" height="355"
Record Label: Beluga

My Blog

The item has been deleted


Posted by on